Notícias E-diesel: primeiro abastecimento com gasóleo que não emite C02

E-diesel: primeiro abastecimento com gasóleo que não emite C02

Em Novembro de 2014 explicamos aqui na Razão Automóvel como é que a Audi ia produzir gasóleo através de água e eletricidade verde. Os primeiros litros de e-diesel já saíram da fábrica de Dresden-Reick.

“O próximo passo é provar que é possível produzir e-diesel em quantidades industriais” – Christian Von Olshausen, CTO da Sunfire.

A fábrica piloto onde está a ser produzido o e-diesel foi inaugurada em Novembro de 2014. Os primeiros litros da já prevista produção diária de 160 litros abasteceram a primeira viatura.

E-DIESEL: Saibam aqui como se produz

A ministra alemã da Educação e Pesquisa, Johanna Wanka, é uma das grandes impulsionadoras deste projeto e o seu carro oficial foi o primeiro a receber e-diesel.
O Audi A8 3.0 TDI da ministra alemã recebeu alguns litros de e-diesel, colocados pela própria ministra numa ação comemorativa que decorreu na fábrica de Dresden-Reick. O momento foi o ponto alto de 6 meses de trabalho da Audi e dos seus parceiros Sunfire e Climaworks.

O próximo passo, segundo o CTO da Sunfire, Christian Von Olshausen, é provar que é possível produzir e-diesel em quantidades industriais. O responsável da Sunfire também avança que os automóveis movidos a e-diesel são mais silenciosos.

VEJAM TAMBÉM: Como funcionam as molas em fibra de vidro da Audi e quais as diferenças

Recordamos ainda que está em estudo a produção de e-gasolina em parceria com a francesa Global Bioenergies e a produção de Audi e-diesel e Audi e-etanol com recurso a micro-organismos, em parceria com a empresa norte-americana Joule.

Parceiros de topo

Antes da inauguração da fábrica piloto, o Cleantech Group de São Francisco adicionou a Sunfire à sua lista das 100 empresas ecotech mais inovadoras do mundo (Global Cleantech 100).

Neste vídeo podem ver a cerimónia do primeiro abastecimento:

 Não deixe de nos seguir no Facebook e Instagram

Fonte: Sunfire