Autopédia BMW M4 MotoGP safety car: com sistema de injeção de água

BMW M4 MotoGP safety car: com sistema de injeção de água

Ver vídeo

Segundo a marca, num futuro próximo este sistema de injeção vai estar disponível para produção. Para já, apenas equipará o BMW M4 MotoGP que faz de safety car no Mundial de Motociclismo.

A BMW acaba de revelar um importante update tecnológico que em breve poderá chegar aos modelos de produção. Trata-se de um sistema de injeção de água na admissão que segundo a BMW, permite aumentar o rendimento do motor, reduzir os consumos e aumentar a longevidade do motor.

A NÃO PERDER: Hoje comemora-se o Dia Mundial da Rádio. Obrigado pela companhia!

O princípio de funcionamento é relativamente simples de explicar. Graças à injeção de água na admissão é possível: 1) baixar a temperatura da admissão e assim aumentar a densidade de moléculas de oxigénio na mistura (quanto mais baixa a temperatura, maior é a concentração); 2) evitar a detonação precoce do combustível; 3) aumentar a eficiência da combustão e o rendimento (mais potência e binário).

Recordamos que os atuais motores turbo a gasolina quando trabalham a altas rotações, recorrem à sobre-injeção de combustível para arrefecer a temperatura na câmara de combustão e aumentar o rendimento. Com este sistema a sobre-injeção de combustível – e consequente desperdício – deixa de ser necessária.

RELACIONADO: O BMW Série 1 finalmente perdeu as «olheiras»

A água necessária ao funcionamento do sistema encontra-se armazenada no porta-malas, num depósito montado para o efeito, e é injetada na admissão até 10 bar de pressão numa quantidade que depende da temperatura e rotação do motor.

A BMW diz que o sistema só precisa de ser abastecido a cada cinco depósitos, ou sempre que a viatura circule em circuito. Para já, o sistema continuará a ser testado no BMW M4 MotoGP e nas viaturas de teste da marca.

bmw m4 sistema de agua 4

Não deixe de nos seguir no Facebook