Notícias Bike Sense: o sistema da Jaguar Land Rover que protege (d)os ciclistas

Bike Sense: o sistema da Jaguar Land Rover que protege (d)os ciclistas

Bicicletas e automóveis convivem há muito tempo nas estradas, mas o aumento da utilização das primeiras nos centros urbanos trouxe mais e novos perigos. A Jaguar Land Rover está a desenvolver o Bike Sense, que tem como missão diminuir os acidentes entre automóveis e bicicletas. Como funciona? Nós explicámos tudo.

O Bike Sense é um projeto de investigação da Jaguar Land Rover que pretende, através de avisos visuais, sonoros e tatéis, alertar o condutor e ocupantes de um veículo para o risco de colisão com um veículo de duas rodas. O Bike Sense incorpora uma série de sensores e sinais, que vão muito além de um simples aviso sonoro ou luz no tablier.

VEJAM TAMBÉM: O Jaguar Lightweight E-Type renasce 50 anos depois

Para além de poder alertar o condutor para uma possível colisão através de um aviso sonoro similar à campainha de uma bicicleta, o Bike Sense terá a capacidade de produzir vibrações de alarme ao nível do ombro do condutor, com o objetivo de reforçar esse aviso. Mas há mais: os puxadores das portas emitirão um zumbido e ficarão iluminados em resposta ao contato da mão dos passageiros, caso o sistema detete a presença de um ciclista, moto ou outro veículo.

Bike-Sense-door-handle-vibrate