O primeiro Range Rover de pré-produção vai a leilão

O primeiro Range Rover de pré-produção vai a leilão

Range Rover original

As licitações do Salon Privé da leiloeira Silverstone Auctions arrancam já no próximo dia 4 de Setembro. No meio de uma lista de raridades das quatro rodas, está o Range Rover com o chassi #001, de 1970.

A Silverstone Auctions garante que este é o primeiro Range Rover de pré-produção (chassi #001), sendo que existem 28 chassis de pré-produção com matrícula YVB ***H. Destes 28 Range Rover de pré-produção, 6 foram encomendados no dia 26 de Setembro de 1969, tendo sido identificados como “VELAR” durante os testes em estrada, numa tentativa de ocultar quando necessário o facto de ser um produto Land Rover. Este, garante a leiloeira, é definitivamente o chassi #001 desses 6 primeiros.

PARA RECORDAR: Este é o primeiro Range Rover de produção

Este exemplar com o chassi #001 foi construído entre 24 de Novembro e 17 de Dezembro de 1969 e registado no dia 2 de Janeiro de 1970, mais de 5 meses antes da sua revelação mundial, a 17 de Junho de 1970.

Range Rover chassi #001 4

Com a matrícula YVB 151H, número de chassi 35500001A e motor, caixa e eixo correspondentes com o número 35500001, a leiloeira prova a originalidade deste Range Rover. Este exemplar com o chassi #001 possuía uma série de características que não estavam presentes nos exemplares de produção: cor verde azeitona, acabamento dos assentos em vinil e um tablier com acabamento diferente.

A título de curiosidade, os primeiros exemplares a saírem da linha de produção com as especificações oficiais de produção, foram os chassis nº3 (YVB 153H) e nº8 (YVB 160H). O primeiro azul e o segundo vermelho, as cores que a marca queria usar nas fotografias promocionais.

Range Rover chassi #001 6

Segundo consta, Michael Forlong foi o primeiro proprietário privado deste Range Rover de pré-produção com o chassi #001. Michael produziu dois filmes promocionais para o Range Rover: “A car for all reasons” e “Sahara South”. Podem ver o primeiro filme no final deste artigo.

POTÊNCIA: O Range Rover Sport SVR é tão rápido que é anti-natura

No dia 8 de Abril de 1971 Michael Forlong registaria o Range Rover #001, mas não antes de modificarem o carro para as especificações de produção. Alteraram a cor para “Bahama Gold” e o tablier foi atualizado para a versão de produção.

Seguiram-se uma série de episódios de troca de matrículas, tendo sido perdido o rasto a este exemplar até meados dos anos 80, altura em que o interesse por modelos de pré-produção do Range Rover aumentou.

Range Rover chassi #001 5

Este exemplar foi encontrado e restaurado durante 6 anos, no sentido de o colocar na sua configuração original. Dado o valor histórico do veículo, conseguiram também registá-lo novamente com a matrícula YVB 151H. O icónico capô em alumínio, chassis, motor, eixos e carroçaria são originais.

A Silverstone Auctions espera obter entre 125 mil a 175 mil euros com o leilão deste exemplar. Fiquem com o vídeo promocional e a galeria completa.

Fontes: Silverstone Auctions e Land Rover Center