Fim das restrições em Cuba rende 50 automóveis em 6 meses

Fim das restrições em Cuba rende 50 automóveis em 6 meses

Foi em Janeiro deste ano que o regime de Raúl Castro alterou as restrições à compra de automóveis em Cuba. O número de vendas ao fim de 6 meses «sem restrições» é esclarecedor: 50 carros e 4 motas.

Até há 3 anos atrás, nas estradas de Cuba só se viam automóveis importados da ex-URSS, Pontiacs, Oldsmobiles, entre outros. Uma imagem típica de Cuba, que muito agrada aos turistas que por lá passam.

A DAR QUE FALAR: Mercedes Classe E300 BlueTEC Hybrid foi de África ao Reino Unido com um depósito

Em 2011, os cubanos que queriam comprar um automóvel matriculado depois de 1959 (data da revolução liderada por Fidel Castro) passaram a poder fazê-lo, mediante autorização governamental. Esta alteração à lei estava reservada a médicos, políticos, famosos e alguns milionários.

Para além do elitismo no acesso a automóveis novos o mercado negro ganhou força. Na sombra, os que não tinham acesso a esta «liberdade» e tinham dinheiro, negociavam milhões de euros em autorizações para a compra de veículos novos.

Com a bandeira da liberalização hasteada, em Janeiro de 2014 a a eliminação da necessidade de requerer uma autorização governamental para a compra de um veículo novo foi notícia em todo o mundo. No entanto, a liberdade custa muito dinheiro…

A NÃO PERDER: A Audi aderiu às molas em fibra de vidro. Saibam as diferenças.

O processo de compra é aparentemente “simples”: um cubano tem de se dirigir a uma das 11 agências de venda, escolher o veículo e depois ir ao banco pedir um cheque com o valor a pagar. O pior, é mesmo o “valor a pagar”.

Há 11 agências de venda de automóveis novos em Cuba, que pertencem a um grupo empresarial privado de capital público (CIMEX). O CIMEX revelou que desde o levantamento das restrições, foram vendidos 50 automóveis e 4 motas, que geraram cerca de 938 mil euros. A título de exemplo, um Peugeot 508 custa 191 mil euros e um Peugeot 206 usado (5 anos) pode custar 62 mil euros.

VEJAM TAMBÉM: SINCRO, auto-estradas portuguesas com mais controlo em 2015.

O preço elevado dos veículos novos, com inflação de preços acima dos 400%, contrasta com os ordenados dos trabalhadores cubanos. O salário médio é de 15 euros por mês, mas um médico pode ganhar 20 euros. Por outro lado, há uma grande percentagem de cubanos a receber um ordenado inferior a 10 euros mensais.

Segundo o Governo, 75% do valor arrecadado com a venda destes veículos destina-se à renovação do sistema de transportes, que está obsoleto e completamente desorganizado.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter