Notícias O Honda S2000 de que todos falam na Razão Automóvel

O Honda S2000 de que todos falam na Razão Automóvel

É japonês, faz rotações que nunca mais acaba e é o parque de diversões ideal para qualquer Petrohead destemido. Conheçam o Honda S2000 que anda a assombrar o «Inferno Verde», também conhecido por  Nürburgring Nordschleife.

Há uns dias atrás, a Razão Automóvel foi tomada de assalto por dois amigos e um Honda S2000 às voltas no circuito de Nürburgring, juntos, alegremente a humilhar outros condutores. Na nossa página do Facebook, a história tomou proporções bíblicas (mais de 80.000 pessoas alcançadas em menos de 24 horas) e aqui no site, o fluxo de visitas quase que colocou em apuros o nosso servidor. Atenção, eu escrevi quase. Porque longe vão os tempos em que a velocidade da nossa página era um problema – agora somos tão rápidos quanto o Bloodhound SSC.

VEJAM TAMBÉM: Bloodhound SSC, o que é preciso para ultrapassar os 1609 km/h?

Voltando ao Honda S2000. O hype foi tão grande tornou-se imperativo descobrir mais detalhes sobre esta máquina devoradora de curvas. À partida, tinha apenas duas certezas: a primeira é que efectivamente o carro em questão era um Honda S2000; a segunda é que era impossível «aquilo» estar de origem. Acertei nas duas.

S2000-power-4

Este japonês tão especial que anda a exercer bulling sobre os outros carros e condutores que povoam as curvas de Nurburgring, foi apelidado de Time Attack S2000. Adivinham porquê não é? Difícil…

Este halterofilista das rotações foi preparado pela PB Motorsport (uma empresa grega), e está equipado até aos dentes com as melhores peças que o mercado japonês tem para oferecer, e ainda, com algumas feitas por medida. Podem ter acesso à lista completa de modificações aqui, mas nós vamos só destacar as principais.

A NÃO PERDER: Subaru WRX STi recordista na Ilha de Man

Antes de começarem instalar peças caríssimas no Honda S2000, a PB Motorsport dedicou-se a tirar peças que não faziam falta. Nomeadamente, o sistema de ar-condicionado, as forras do porta-bagagens, o capot de origem entre outros elementos supérfluos. Desta forma, a PB Motorsport conseguiu baixar o peso do conjunto em 150kg.

S2000-power-2

Com menos peso, era altura acrescentar mais potência. E entre uma linha de escape artesanal, construída pela propria PB Motorsport, houve espaço para uma junta um coletor de admissão da Hondata, módulo eletrónico da AEM, comandos de válvulas mais agressivos da Brian Crower, filtro HKS, borboletas S90 Racing, entre mais uma infinidade de peças de marcas reconhecidas como a Spoon.

Para dar conta de tanta potência, a suspensão recebeu amortecedores reforçados, ajustáveis electronicamente, e a geometria foi completamente revista, enquanto a unidade de travagem foi também reformulada de alto a baixo. Para completar o ramalhete a PB Motorsport reviu toda a aerodinâmica do S2000 para garantir que ficava colado ao chão nas curvas mais rápidas.

O resultado está à vista. Um Honda S2000 absolutamente demoníaco, efectivamente rápido e objectivamente fantástico que em menos de 10 minutos passou mais de 40 carros em Nürburgring Nordschleife.

S2000-power-5
S2000-power-1