Subaru WRX STi recordista na Ilha de Man

Subaru WRX STi recordista na Ilha de Man

Subaru WRX Ver vídeo

Mark Higgins ao volante de um Subaru WRX STi bate o seu próprio recorde alcançado em 2011 ao volante de um… Subaru WRX Sti na lendária Tourist Trophy na Isle of (ilha de) Man.

O recorde de 2011 ficou marcado pelo quase acidente a 240km/h (ver video abaixo). O pior foi evitado com grande dose de perícia e alguma sorte à mistura. Mark Higgins, novamente com a Subaru e o WRX Sti, regressou à Isle of Man, um circuito em estradas públicas, com 60.7km de extensão, para bater o seu recorde de 19 minutos e 56 segundos a uma velocidade média de 185 km/h.

O nome do modelo pode ser o mesmo, mas trata-se do novíssimo Subaru WRX STi. Este exemplar vinha com as especificações do mercado americano, o que significa um motor boxer de 4 cilindros e 2.5 litros com um total de 305cv.

VEJAM TAMBÉM: Quando o maior salto do mundo corre mal

2015-Subaru-WRX-STI-at-Isle-of-Man

Praticamente idêntico ao carro de produção, até nos Dunlop Direzza que vêm com o carro, as alterações efectuadas no Subaru WRX Sti para atacar o traçado resumem-se a uma roll cage, por razões de segurança, as mesmas razões para a instalação de sistemas anti-incêndio, e banco e cintos de competição.

Também as molas e amortecedores foram alterados de modo a lidarem de forma mais eficaz com as velocidades elevadas praticadas por longos períodos de tempo. O limitador de velocidade também foi removido. Comparando com o modelo usado em 2011, e apesar de especificações mecânicas e peso semelhantes, o novo Subaru WRX STi é estruturalmente 40% mais rígido, permitindo uma base mais sólida para o trabalho da suspensão, e apresenta uma direcção mais directa, facilitando o trabalho do piloto.

O resultado final é esclarecedor. Mark Higgins efectuou os quase 61km em 19 min. e 26 seg., registando uma velocidade média de 187km/h.

Fim da história? Não! Mark Higgins pediu uma segunda oportunidade para corrigir alguns erros de condução (por exemplo, falhou um ponto de travagem obrigando a fazer uma curva mais fechada com recurso ao travão de mão), e conseguiu melhorar a sua marca em 10 segundos, fixando o recorde em 19 minutos e 16 segundos, com a velocidade média a fixar-se nos 189km/h. Surpreendente!

2015-Subaru-WRX-STI-at-Isle-of-Man-team

Como registo, na competição em si, os 60.7km do circuito nunca foram percorridos tão depressa como nesta edição de 2014. Com um tempo avassalador de 17 minutos, 06 segundos e 682 milésimos, a uma velocidade média de 212.913 km/h, Bruce Anstey numa Honda CBR1000RR é o novo recordista absoluto desta lendária e centenária prova.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter