Este é o chassis do novo Mazda MX-5

Este é o chassis do novo Mazda MX-5

O novo Mazda MX-5 será apenas conhecido em 2015, mas a celebrar o seu 25º aniversário, a Mazda oferece um presente ao revelar em Nova York o chassis da nova geração, sem dúvida o grupo de componentes que mais contribuiu para definir a essência do icónico roadster.

Na reveladora imagem apresentada, o denominado Skyactive Chassis, apesar de totalmente novo, continua a ser previsivelmente familiar. Como acontece desde a primeira geração, o futuro Mazda MX-5 mantém a arquitectura dos seus antecessores. Motor longitudinal frontal, colocado imediatamente atrás do eixo dianteiro e, naturalmente, tracção traseira. Na frente encontramos um esquema de suspensão com triângulos sobrepostos, enquanto na traseira é do tipo multilink. Visível é um motor de 4 cilindros em linha, prevendo-se que o MX-5 recorra aos já conhecidos 1.5 e 2.0.

MX-5 é sinónimo de agilidade, diversão e… leveza. Apesar de razoavelmente leve, com a versão base a acusar 1150kg (norma EU), a evolução ao longo das 3 gerações do MX-5 adicionaram uns indesejáveis 120kg relativamente ao original. A 4ª geração inverte a tendência. O objectivo da marca situa-se em cortar 100kg ao actual, aproximando-o do peso do MX-5 original. O que a Mazda garante é uma distribuição de peso 50/50, um baixo momento de inércia e também o mais baixo centro de gravidade de todos os MX-5.

Ainda temos de esperar mais um ano pelo novo MX-5, mas antes…

Mazda_MX-5_25th_anniversary_2014_8

Este é o novo Mazda MX-5 25th Anniversary Edition, e tal como o nome indica, trata-se de uma edição especial limitada comemorativa de tão importante data. De momento, sabe-se apenas que 100 unidades estarão disponíveis para o mercado americano.

Começando pelo que os olhos vêem, o MX-5 25th Anniversary Edition estará disponível exclusivamente com uma cor, denominada Soul Red Metallic. Preto brilhante serve de contraste a este vibrante tom, revestindo os pilares A, moldura do párabrisas, espelhos retrovisores e o teto metálico retráctil. Também as óticas foram escurecidas e as jantes de 17″ estão pintadas em cinzento escuro metalizado.

Mazda_MX-5_25th_anniversary_2014_3

O interior é mais claro, com os bancos e revestimentos das portas em pele tom de amêndoa. O volante, travão de mão, comando da caixa manual e os apoia-braços, por outro lado, são em pele de cor preta. Outros pormenores decorativos recorrem a um tom semelhante a metal liquido, e o preto brilhante reaparece nas costas dos bancos e braços do volante. Linha de costura vermelha serve de contraste aos tons neutros do interior e o MX-5 25th Anniversary Edition é equipado em exclusivo com pedais em alumínio.

O pormenor que acaba por se destacar no interior é o painel de instrumentos pintado à mão. Partindo do vermelho como cor base, sobrepõe-se um gradiente em Piano Black, o que significa que não deverá haver 2 modelos totalmente iguais. Polvilhados pelo interior e exterior, encontra-se igualmente o símbolo comemorativo dos 25 anos do MX-5.

Mazda_MX-5_25th_anniversary_2014_17

Mas o que destaca esta edição especial de tantas outras que o MX-5 costuma ter é a atenção extra dada à construção do motor de 2 litros, exclusivo para esta edição comemorativa. Pistões, bielas e volante do motor são escolhidos a dedo. Quero acreditar que as tolerâncias já devem ser bastante exigentes na montagem do motor que podemos encontrar no MX-5, mas segundo a Mazda, para esta edição limitada, apenas serão seleccionadas para equipar o motor as peças que apresentem o melhor equílibrio e o menor peso.

O resultado será, de acordo com a Mazda, um motor ainda mais enérgico e disposto a ser explorado em todos os regimes. Os MX-5 25th Anniversary Edition equipados com transmissão manual virão equipados com amortecedores Bilstein, e, como já referido, apenas virá equipado com jantes de 17″ com a borracha a ser providenciada pela Bridgestone através dos Potenza RE050A 205/45 R17.

Mazda_MX-5_25th_anniversary_2014_11