Novo Jaguar XS apanhado em testes

Novo Jaguar XS apanhado em testes

A Jaguar está nas últimas fases de desenvolvimento do seu novo sedan que terá como alvos o BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C e Audi A4. Será apresentado ainda este ano e a sua comercialização deverá arrancar em 2015.

ATUALIZAÇÃO: O Jaguar XS afinal não é “pequeno”, chama-se Jaguar XE e foi (ligeiramente) apresentado hoje no Salão de Genebra. Vejam aqui.

Vem preencher o lugar do controverso X-Type, uma vez que o público aguarda um verdadeiro Jaguar e não um Mondeo armado em “Drag Queen”. Em termos de estilo, espera-se que o novo Jaguar XS tenha pedido emprestado alguns dos elementos de design do XF e outros pormenores exclusivos. A fasquia está alta, devido ao sucesso dos últimos modelos.

Na base do Jaguar XS estará uma nova plataforma de alumínio, com o nome de código iQ, uma plataforma nomeada “Lightweight Architecture Premium” já utilizada em modelos mais recentes da Land Rover e apresentada também no Concept C-X17, aqui pela primeira vez num Jaguar.

Jaguar XS spy (6)

Até agora a plataforma iQ só foi confirmada para o Jaguar XS, mas sabemos que haverá pelo menos três outros modelos a usufruir desta nova plataforma, incluindo a próxima geração do XF, um SUV (baseado no Jaguar C-X17), uma possível XS Sportbrake e um coupé.

Não existem detalhes sobre os motores a equipar a nova plataforma iQ, mas são esperadas unidades a gasolina e diesel de quatro cilindros, capazes de economizar combustível sem sacrificar o prazer ao volante. Contudo, a Jaguar projectou sua plataforma iQ para ser capaz de acomodar o motor de 3 litros V6 já oferecido no F–Type.

O novo Jaguar XS terá de série uma caixa de oito velocidades automática e tracção traseira, mas também terá disponível como opcional a tração integral.

Galeria: