Notícias DMC Concept: Regresso ao Futuro!

DMC Concept: Regresso ao Futuro!

Quer se goste ou não, o Delorean DMC-12 marcou uma geração. Os anos 80 ficaram marcados pelo design exótico e provocante do DMC-12 e o seu percurso pelo sétima arte valeu-lhe uma fama invejável.

Mas será que o DMC-12 tem lugar no futuro? Fiquem a conhecer a nova reinterpretação do DMC-12 do futuro, com o DMC Concept.

dmc-concept-delorean-01-1

Para muitos, o Delorean DMC-12, só se deu a conhecer pelas aparições no filme Regresso ao Futuro, protagonizado por Michael J. Fox. Mas a visão de John Delorean ia muito mais além do que simplesmente produzir um ícone automóvel com tamanha fama além fronteiras, graças a Hollywood.

John Delorean, antes de fundar a Delorean Motor Company, já era um profissional reconhecido: foi engenheiro chefe na Pontiac em 1963 e responsável pelo GTO. O seu talento em engenharia mecânica, o grande «faro» para os negócios e ideias visionárias, valeram-lhe um lugar na direção da General Motors, seria o elemento mais novo de sempre a integrar a direção do gigante automóvel.

john-zachary-delorean

Mas John quis mais. Um desafio onde pudesse aplicar toda a sua mestria sem restrições, fundando assim a Delorean Motor Company a 24 de outubro de 1975. John Beneficiou de empréstimos estratégicos por parte do Reino Unido para fabricar o DMC-12 na Irlanda do Norte.

O Delorean DMC-12 tinha tudo para ser um grande automóvel, mas a opção por mecânica de origem francesa do grupo PSA/Renault/Volvo e outros problemas associados, não trouxeram grande reputação ao DMC-12, apesar de possuir as famosas portas «asas de gaivota» e um design com assinatura de Giorgetto Giugiaro.

John DeLorean with His Automobile

Em 1982, o preço de 25.000 dólares, elevado para este tipo de carro, acabou por afastar os potenciais compradores e a falta de procura matou o projeto visionário de John Delorean, com mais de 2000 unidades produzidas prontas para entrega mas sem proprietário.

No entanto, a DMC continua a produzir o DMC-12, pois apesar da insolvência da empresa, esta foi comprada por outro grupo económico e ainda existe um grande stock de peças, para além dos moldes originais de onde as mesmas, são produzidas. Os DMC-12 novos são modelos recondicionados e usam 80% de peças novas do stock antigo e 20% de peças novas fabricadas, os preços variam entre os 50.000 e os 60.000 dólares.

dmc-concept-delorean-03-1

A estética intemporal e muito própria dos anos 80, continua a seduzir os jovens designers e foi dessa inspiração do modelo original que o designer Alex Graszk, resolveu criar um “rendering” do que seria o novo Delorean, o DMC Concept.

dmc-concept-delorean-06-1

Nesta nova aparição, o DMC Concept perdeu as portas estilo gaivota que lhe eram tão características, para ganhar umas de abertura tesoura. A imagem mais actual e agressiva, evoca toda a desportividade que lhe faltou no passado. O tejadilho, acompanhado pela grelha do óculo traseiro, faz lembrar o Lamborghini Aventador, mas as semelhanças acabam por aí. O DMC Concept é dono de uma identidade própria que muito faz lembrar os modelos projetados pela Italdesing de Giorgetto Giugiaro.

dmc-concept-delorean-05-1

Uma coisa é certa: quer o DMC Concept avance ou não, fica a prova que a DMC pode regressar ao futuro, realizando assim a visão de John Delorean.

Imagens: Dexter 42