Primeiras imagens oficiais do novo Peugeot 308 SW

Primeiras imagens oficiais do novo Peugeot 308 SW

Estas são as primeiras imagens oficiais do novo Peugeot 308 SW, que deverá ser dado a conhecer ao vivo e a cores no salão de Genebra a realizar durante o mês de Março.

Se o antecessor deste novo Peugeot 308 SW dificilmente poderia ser acusado de atractivo, este certamente o será mais facilmente. Comparando com o actual, o novo Peugeot 308 SW é mais longo e mais baixo, fruto da utilização da nova plataforma do grupo PSA, a EMP2. Agora, o volume traseiro assume contornos mais clássicos e consensuais, e mesmo quando comparado com o carro, o novo Peugeot 308 SW apresenta-se mais arejado e elegante, consequência do adicionar de uma generosa terceira janela lateral que permitiu um pilar C e D mais estreitos.

À elegância adquirida – e que foi muito bem antecipada pelo designer amador Remco M. –  podemos acrescentar algum dinamismo visual, qualidade conseguida com a elevação da linha base das janelas ao atravessar o pilar C. O carro, por outro lado, apresenta-se bem mais pesado e estático na definição do seu volume traseiro. O pilar C é largo, demasiado até, ausente de aberturas. E não ajuda o contorno da janela traseira, vertical, o que contribui para a percepção de algo mais robusto, é certo, mas igualmente menos gracioso.

peugeot_308_sw_6

Com modelos na sua gama como o 5008, a necessidade da Peugeot em ter um novo Peugeot 308 SW capaz de sentar 7 pessoas deixa de existir, o que justifica que o novo modelo tenha apenas 5 lugares, altura inferior e uma linha de tejadilho que flui de forma mais natural entre frente e traseira, descaindo ligeiramente nesse trajecto. O actual Peugeot 308 SW é mais alto, e a linha de tejadilho mantém-se ao mesmo nível entre frente e traseira, conseguindo assim, encaixar os 2 passageiros extra na terceira fila de bancos. Uma necessidade prática, sem dúvida, mas destruidora de qualquer hipótese de apelo estético.

As ópticas traseiras da novo Peugeot 308 SW evoluem o tema já visto no carro, e tal como acontece com o perfil desta carrinha, revelam-se mais fluidos nos seus contornos, ganhando elegância e dinamismo. A horizontalidade parece ser o tema dominante nesta área, com ópticas e restantes linhas que as unem a estenderem-se por toda a largura da carrinha. Contribuindo para esse efeito, as linhas que constituem o nicho da matrícula, a unirem às ópticas no topo e a atravessarem toda a largura na base.

peugeot_308_sw_2

Destinado às famílias que pretendem um incremento de espaço face ao Peugeot 308 convencional, novo Peugeot 308 SW oferece ainda um espaço total de carga de 610 litros. Um número que impressiona e que resulta em parte, do incremento do comprimento da carroçaria de 4253mm para 4580mm.

Quanto a motorizações, repetem-se os motores disponíveis na restante gama, incluindo a versão BlueHDI que emite apenas 85g/CO2 por km. A apresentação do novo Peugeot 308 SW está agendada para o Salão de Genebra e a comercialização deverá iniciar-se no segundo semestre do ano.