Notícias Chevrolet Corvette Z06 arrasa em Detroit

Chevrolet Corvette Z06 arrasa em Detroit

Do reino dos hambúrgueres, da Coca-Cola e dos motores V8 chega-nos mais uma criação impressionante, o novo Chevrolet Corvette Z06.

O Salão de Detroit parou «em peso» para ver a apresentação do novo Chevrolet Corvette Z06. Percebe-se porquê, basta olhar para ele. É impossível ficar indiferente a este desportivo, eventualmente o modelo mais aguardado da edição 2014 do mais importante certame automóvel dos EUA.

No cerne de toda a acção não esperem encontrar um elaborado esquema híbrido, onde ecológicos motores de combustão interna são coadjuvados por voluntariosos motores eléctricos. Nada isso, a receita é a mais tradicional que podem imaginar: Um guloso e volumoso motor V8 com 6200cc, equipado com um turbocompressor de 1,7 litros da Eaton e um intercooler para elevar ainda mais a potência. Traduzindo estes valores em resultados, segundo a marca, o motor deste «Chevy» consegue debitar mais de 625cv de potência(!) e um binário a exceder os 861Nm.

Chevrolet corvette z06 13

Um motor pleno de raça e energia precisa de uma caixa de velocidade que o consiga acompanhar. A Chevrolet propões duas: uma caixa manual de 7 velocidades ou uma moderna caixa automática de 8 velocidades. Quanto à árdua tarefa da transmissão da potência ao asfalto, essa está exclusivamente a cabo dos pneus traseiros. Portanto podem imaginar o «demónio» que este Chervrolet Corvette Z06 constitui para os pneus mais incautos. Foi por isso que a Chevrolet equipou o Z06 com uns «pegajosos» pneus Michelin Pilot Super Sport Cup, medida 285/30ZR19 à frente e 335/25ZR20 atrás.

Para acalmar todo este potencial, a marca diz que foi no Porsche 911 que se inspirou para desenvolver o Z06 em termos dinâmicos. Nós acreditamos. Mas acreditamos também que o caminho para lá chegar foi totalmente diferente. Ainda assim há ingredientes que se repetem: este modelo foi equipado com diversos apêndices aerodinâmicos, todos em carbono, capazes de gerar elevadas cargas aerodinâmicas. No campo dos travões, a Chevrolet volta a apostar no que de melhor se faz na industria: travões em carbocerâmica nos dois eixos.

E é com estes números e com estes ingredientes que se faz um dos desportivos americanos mais apelativos dos últimos anos. A comercialização deverá arrancar em 2015.

Acompanhem o Salão de Detroit aqui no Razão Automóvel e fiquem a par de todos os desenvolvimentos nas nossas redes sociais. Hashtag oficial: #NAIAS