Notícias Epic Torq Roadster: Performance elétrica para os céticos

Epic Torq Roadster: Performance elétrica para os céticos

Querem conhecer a proposta mais radical, no que toca a performance elétrica? Então não percam o Epic Torq Roadster. Um bólide com um binário verdadeiramente épico.

Para muitos, o conceito de carros de 3 rodas e performance pode ser complicado de conciliar, sendo que os exemplos que temos do mundo automóvel, nem sempre se pautaram por serem veículos de exceção, como é o caso dos Reliant Robin, que eram mais fáceis de capotar que qualquer outro veículo. No entanto muitos construtores têm desbravado caminho no que toca a carros de 3 rodas e a Epic, surge com um modelo elétrico que promete agitar a concorrência a gasolina.

O RA tem o prazer de vos apresentar o Epic Torq Roadster, um veículo de 3 rodas e tração dianteira, que conta, com uma carroçaria totalmente em fibra de vidro e um chassis composto em aço de alta resistência e carbono.
Sim é verdade, é de tração dianteira, mas não desesperem, o Epic Torq Roadster tem argumentos verdadeiramente surpreendentes, que nos farão pensar duas vezes, antes de tecer algum juízo de valor com base no duplo preconceito de ter um carro de 3 rodas com tração dianteira.

Mas vamos por partes e falemos, de um motor elétrico de 280kW, que equivale a termos 380 cavalos ao dispor do pé direito instantaneamente. Quanto ao binário máximo, bem agarrem-se porque o Epic Torq Roadster manda uns valentes 829Nm, com um valor pico de 1020Nm, um autêntico recorde para um carro desta natureza e que faz do Epic Torq Roadster, o mais recente muscle car, totalmente elétrico.

Tudo isto num conjunto de apenas uma tonelada, é verdade 1000kg, que nos transportam para uma relação peso potência de 2,6kg/cv. E Se não estão bem a ver o que é que 2,6kg/cv representam, deixou-vos com este número, 2,9kg/cv é a relação peso potência do novo Porsche 911 991 Tubo S.

Quanto à performance, o Epic Torq Roadster não se envergonha e brinda-nos com 4s dos 0 aos 100km/h para uma velocidade máxima de 177km/h, que até pode não impressionar ninguém, mas que se faz acompanhar de uma autonomia em ciclo misto de 160km, ou em condução desportiva de 95km. O tempo de autonomia em pista também já foi testado pela marca e a Epic, garante que uma carga de 100% permite 20mins de diversão total num track day.

Segundo a Epic, o Torq Roadster pode levar apenas 1h a carregar num posto de carregamento especifico para veículos elétricos, mas se quiserem permanecer no conforto do lar, a mesma operação numa tomada doméstica leva cerca de 4h.
Dinamicamente o Epic Torq, surpreende pela positiva, com uma repartição de massas de 65% do peso na frente e 35% do peso na traseira, o que perfaz 650kg no eixo dianteiro e 350kg no eixo traseiro. Segundo os estudos da Epic, a configuração de 3 rodas do Torq Roadster permite reduzir o atrito com o alcatrão e aumentar em 25% a sua eficiência aerodinâmica.

Epic Torq Roadster-9

Se acham, que o Epic Torq Roadster até deve dar medo a curvar, não se iludam com preconceitos bacocos, o Epic Torq Roadster é capaz de gerar mais força G, que um Ferrari F430, mais precisamente 1,3G de aceleração lateral prontos para punirem qualquer cervical, aqueles que acham que um carro de 3 rodas, simplesmente não passa de um coxo.

Travar o Epic Torq Roadster também não será um problema, o conjunto de travagem é composto por discos ventilados, ranhurados e perfurados de 4 pistões, cortesia da Wilwood brakes. A suspensão totalmente personalizável é composta, por coilovers da Bilstein. Para que a sensação de estarmos bem colados à estrada não se perca, o Epic Torq Roadster vem equipado com pneus BF Goodrich g-Force Sport na medida 205/40ZR17, montados nas maravilhosas jantes Enkei, de 17 polegadas.

Para que o Epic Torq Roadster, seja um modelo que possa ser vendido de forma abrangente e para que não haja problemas com a disponibilidade de peças, a Epic resolveu dotá-lo com componentes da Volkswagen, desde a direção (eletricamente assistida), aos componentes de suspensão.

O interior espartano do Epic Torq Roadster, conta com assentos desportivos em vinil a simular o padrão da fibra de carbono, volante desportivo da MOMO e a instrumentação analógica são substituídos, por um LCD multifunções. O Epic Torq Roadster é proposto em 2 versões, a versão EB e a ES, respeitantes aos modelos base e sport, o Roadster EB é proposto no E.U.A por 65.000$, ou seja 48.000,95€, a versão Roadster ES é proposta por 75.000$, ou seja 55.496,95€.

A grande diferença entre estas duas versões está apenas na relação final do diferencial autoblocante, que no EB tem a rel. Final de 4.10:1 e no ES, de 4.45:1, em qualquer dos casos não vão perder, um único Nm nos arranques. A outra diferença prende-se com as baterias, que no EB, são 12 baterias de 48 células e 24kW, enquanto, o ES conta com 15 baterias de 60 células e 30kW de potência.

Epic Torq Roadster-2

Ao nível da personalização o Epic Torq Roadster pode ser escolhido, em 5 cores sólidas como o azul, verde, encarnado, laranja e preto que depois podem ser combinadas, com mais 5 opções de cores de dois tons com o preto, onde o preto é combinando com o branco. Ainda nas opções podem compor o vosso Epic Torq Roadster com upgrades ao nível da bateria, kit completo em carbono, pintura personalizável, um tablet touchscreen e até quem diria, um rádio.

Uma proposta de mobilidade elétrica que junta um pouco de performance, para aqueles que querem ter um bólide ao estilo de um KTM Cross-Bow ou de um Ariel Atom, mas sem depender da gasolina e sobretudo de consciência limpa em relação ao ambiente.