Notícias Volar-E: o carro elétrico mais potente de sempre

Volar-E: o carro elétrico mais potente de sempre

Aos poucos e poucos os carros elétricos vão ganhando o seu espaço no mundo automóvel e a pensar nisto, os espanhóis da Applus Idiada criaram um supercarro elétrico chamado Volar-E.

Bem sabemos que os carros mais «atrevidos» movidos exclusivamente a eletricidade ainda não são vistos como uma verdadeira opção face aos tradicionais carros desportivos. Para muitos, só o simples facto de haver uma estranha ausência do delicioso ruído dos motores a gasolina já é motivo suficiente para olhar para estes carros com um certo dissabor – é a tal ligação homem-máquina de que tanto se fala, ou neste caso… a falta dela.

Volar-e

Mas a pensar precisamente nos mais críticos, a Applus Idiada em parceria com a Rimac Automobili (criadores do igualmente louco, Rimac Concept_One EV) decidiu dar vida a um hiper projeto de emissões zero a que ninguém ficará indiferente.

O Volar-E reclama o estatuto de carro elétrico mais potente de sempre, são «só» 1.000 cv de potência e 1.000 Nm de binário máximo! Números que tornam possível uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 300 km/h. Mesmo sem «piu», este Volar-E promete ser um elétrico capaz de despertar o lado mais entusiasta dos seus condutores.

Independentemente dos fantásticos números apresentados, não deixa de ser algo estranho ver um carro de tração às quatro rodas e com imenso binário instantâneo disponível demorar «tanto» tempo a completar o sprint dos 0 aos 100 km/h. Digo isto porque o Tesla Model S é menos poderoso (-590 cv) e é significativamente mais pesado que o Volar-E e mesmo assim é capaz de efectuar a corrida dos 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos (apenas mais 1 seg.).

Volar-e

O Volar-E padece ainda de um problema de autonomia, assim como a grande maioria dos veículos deste género. Este superdesportivo espanhol tem energia para apenas 50 km de estrada e nem mesmo com a utilização de quatro motores elétricos indepedentes há forças para nos levar de Lisboa ao Cartaxo. Só por curiosidade, o Tesla Model S tem capacidade para percorrer 480 km com um só carregamento, o que é verdadeiramente incrível.

O carro está ainda em forma de protótipo e ainda não há confirmação se seguirá para produção. Mas enquanto ficamos à espera de novidades, deixo-vos com este estrondoso vídeo carregado de adrenalina e… «silêncio»:

Texto: Tiago Luís