Novo Audi SQ5 TFSi 2013 pronto para o Salão de Detroit

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Novo Audi SQ5 TFSi 2013 pronto para o Salão de Detroit

A Audi já tinha apresentado no verão passado a variante Diesel do Audi SQ5, um V6 3.0 bi-turbo com 308 cv e um binário máximo de 650 Nm. Agora chegou a vez de divulgar, em Detroit, o Audi SQ5 a gasolina.

Esta será uma das principais atrações da marca alemã para o salão norte-americano… e que atração! Infelizmente, a Audi já nos deu um tremendo desgosto ao anunciar que este modelo foi criado especificamente para os seguintes mercados: Estados Unidos, Canadá, China, Rússia, Singapura, Coreia do Sul, África do Sul, México, Brasil, Argentina, Chile e… Ucrânia. Ou seja, se querem adquirir este V6 3.0 TSFi de 349 cv então o melhor será deslocarem-se à Ucrânia, pois não o encontrarão em mais nenhum país da Europa.

Audi-SQ5-TFSI

De transmissão automática (oito velocidades) e de tração integral Quattro, o Audi SQ5 TFSi faz a habitual corrida dos 0-100 km/h em 5,3 segundos, estranhamente mais 0,2 segundos que a variante Diesel. Já o consumo do TFSi será, obviamente, maior que o do TDi, fazendo em média 11,7 km/litro (menos 2,2 km/litro).

Depois disto e vendo bem as coisas, talvez até faça sentido a Audi não se aventurar com o lançamento deste SQ5 TFSi na Europa. Se o SQ5 TDi nos oferece mais vantagens, quer de performances, quer económicas, então não há mesmo razões para se levar para casa este TFSi. Isto a não ser, que o valor comercial destes dois modelos seja extremamente desproporcional…

Uma vez que o novo Audi SQ5 TFSi não virá para Portugal, fiquem a saber que o SQ5 TDi chegará aos mercados nacionais entre Março e Abril deste ano. Os preços para esta variante Diesel são ainda desconhecidos, mas vamos apontar para algo a rondar os 80 mil euros.

Texto: Tiago Luís