Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Fiat 500 Zanzara – O mosquito que virou sapo

Fiat 500 Zanzara, diz-vos alguma coisa? Possivelmente não… Eu próprio desconhecia a existência desta curiosidade histórica até a ter visto no mês passado numa revista internacional da especialidade.

Intrigado com tal modelo, fui para casa e meti-me a «googlar» sobre o mesmo. Depressa percebi o porquê de não conhecer este Fiat 500 Zanzara, é que na verdade, pouca ou quase nenhuma informação existe sobre esta interessante criação italiana.

Fiat 500 Zanzara

Ao que parece, o Zanzara foi desenhado nos anos 60 pelo famoso designer italiano, Ercole Spada – nessa altura, Spada estava às ordens da Zagato, umas das mais conhecidas casas de design automóvel do mundo.

Este projeto foi inicialmente pensado para ser um utilitário, mas o Sr. Spada, não sei se propositadamente, criou tudo menos um utilitário. O Zanzara, trabalhado a partir da plataforma de um Fiat 500 de 1969, é sim, um pequeno buggy do asfalto!

Fiat 500 Zanzara

Zanzara, significa mosquito em Italiano, mas todas as semelhanças existentes com esse inseto são pura coincidência… Se o objetivo do designer passava por criar um carro parecido a um mosquito, então algo de muito grave se passava na cabeça daquele senhor. Agora, se a intenção era criar um sapo com rodas e chamar-lhe mosquito, parabéns, esse objetivo foi literalmente cumprido.

Como podem ver nas imagens, o Fiat 500 viu a sua dianteira e traseira serem totalmente redesenhadas, e como se não bastasse, foram lhe retiradas as portas e o tejadilho, um pormenor que deve ter deixado o criador do Fiat 500 várias noites sem dormir.

Fiat 500 Zanzara

O carro é ridiculamente feio, disso não tenho dúvidas, mas ao mesmo tempo, parece que já me estou a ver a caminho da praia «montado» num destes. Por mais que tente, não consigo olhar para este carro sem me rir, mas talvez por isso, tenha ficado de beiço caído por este sapo encantado. É um amor difícil de compreender…

Se a informação que tenho estiver correta, então o motor usado neste Zanzara é o mesmo do Fiat 500 daquela altura, o que significa, que a partir de um pequeno motor de dois cilindros poderíamos esperar uma potência máxima perto dos 20 cv. Mas não se iludam, isto é força mais do que suficiente para nos enviar para uma cama de hospital se tivermos a intenção de mal tratar este peso pluma de 440 kg. Porém, o que mais me preocupa é: onde raio enfio a cabeça em caso de capotamento? Esta é uma pergunta bastante credível, primeiro porque não deverá ser muito difícil capotar este mosquito sem asas e segundo porque não vejo nada que possa proteger a cabeça dos passageiros na ocorrência de uma situação mais drástica.

Fiat 500 Zanzara

Infelizmente, pouco mais sei acerca deste buggy, mas segundo alguns artigos que vi por esta internet fora, foram construídas pelo menos duas unidades deste Fiat 500 Zanzaro. Uma dessas unidades pertence a Ercole Spada e a outra a um tal de Claudio Mattioli.

De referir ainda, que as imagens que têm visto até agora são do Zanzara criado por Ercole Spada nos seus tempos livres, mas existem também outras duas versões da Zagato, o Zanzara Zagato e o Zanzara Zagato Hondina – se não me engano, este último foi construído a partir do Honda N360. Se tiverem mais informações sobre este buggy deixem-nos um comentário, pois teremos todo o gosto em ficar a conhecer melhor este Fiat 500 Zanzara.

Fiat 500 Zanzara
Fiat 500 Zanzara 12

Fiat 500 Zanzara Zagato
Fiat 500 Zanzara Zagato

Fiat 500 Zanzara Zagato Hondina
Fiat 500 Zanzara Zagato Hondina

Texto: Tiago Luís

Mais artigos em Clássicos