Notícias Fórmula 2 cancelada e sem temporada no ano que vem

Fórmula 2 cancelada e sem temporada no ano que vem

Depois de uma tentativa de recuperar a modalidade, a Formula 2 foi cancelada. A notícia é avançada pelos responsáveis pela competição, a MotorSport Vision.

O acordo com a FIA (Federation Internationale de l’Automobile) de cancelar a Formula 2 foi tornado público esta semana, um ano antes do fim do contrato, depois de uma análise que tem vindo a ser feita sobre a competição. Jonathan Palmer, ex-piloto de F1 britânico e chefe da MotorSport Vision, considera que um dos problemas principais da Fórmula 2 é funcionar sem equipas.

A “nova” Formula 2 foi uma tentativa de reativar a modalidade. Praticada entre 1948 e 1984, foi um verdadeiro sucesso e os seus carros também. Nas temporadas de 1952 e 1953, devido a uma mudança dos regulamentos, a Fórmula 1 teve mesmo de recorrer aos carros utilizados na Fórmula 2.

O ressuscitar da Formula 2 durou apenas quatro temporadas. A existência de outras competições em patamares similares e que oferecem melhores condições para os pilotos – como é o caso do GP3 e World Series by Renault – tornou difícil a sobrevivência desta competição. Tanto a FIA como Palmer, consideraram que esta modalidade, não seria competitiva o suficiente em 2013. Luciano Bacheta foi o campeão da temporada de 2012.

Texto: Diogo Teixeira