Notícias Audi RS6 2013: O desportivo ideal para «famílias» muito apressadas

Audi RS6 2013: O desportivo ideal para «famílias» muito apressadas

Apresentação das primeiras imagens oficiais do Audi RS6 2013.

Entre outras, há duas vertentes onde a Audi é dona e senhora de muita história e tradição. Uma dessas vertentes é a das carrinhas desportivas, conceito inventado pela Audi nos anos 90 quando lançou a mítica RS2 Avant, em parceria técnica com a Porsche. A outra vertente é o sistema de tração às 4 rodas, mais valia técnica que valeu à marca dos anéis entrada directa para a história do mundial de ralis.

Quando estas duas vertente se juntam o resultado não podia ser outro que não… impressionante! Apresentamos-te as primeiras imagens da Audi RS6 2013: o super-carro que pensa ser uma carrinha.

Equipada com um poderoso motor V8 de 4.o litros bi-turbo que produz uns «massivos» 560cv de potência e 700Nm de binário, a Audi RS6 2013 é descrita pela marca com “um automóvel de alta performance desenvolvido para uso diário”. A gestão de toda esta energia estará a cargo de um caixa Tiptronic de oito velocidades e um sistema Quattro, equipado com diferenciais de distribuição vectorial da potência que irão em conjunto assegurar que a potência chega ao seu destino: o asfalto.

Face a estes números, o cartão de visita deste modelo não podia ser mais convidativo: 0-100km/h em apenas 3,9 segundos e uma velocidade máxima de 250km/h limitada electronicamente, mas que pode chegar aos 305 km/h caso o cliente adquira o Dynamic Plus Package, um opcional que retira o limitador de velocidade.

Se pensam que toda esta perfomance vai reflectir-se nos consumos de combustível talvez tenham razão. Mas só em parte, porque os números apesar de elevados não são tão «dramáticos» quanto eram na RS6 que agora cessa funções. Isto claro, graças à presença do sistema cylinder on demand e do sistema start-stop, que permitem à Audi RS6 2013 anunciar consumos de  «apenas» 9,8 l/100km.

Para «refrear» todo o ímpeto gerado por esta motorização, a Audi RS6 2013 foi equipada com travões de alta performance (discos em carbono opcionais) e suspensões desportivas e adaptativa a ar ou em opção umas suspensões ainda mais desportivas, com diferentes elementos reguláveis.

No exterior e interior é a panaceia que se pode constatar na foto, parece que marca dos anéis levou esta carrinha ao ginásio. Toda ela transpira perfomance e velocidade. Os bancos desportivos ou as jantes de 20 polegadas são disso um exemplo perfeito. Qualquer pessoa que tenha a sorte de cruzar-se com esta Audi RS6 2013 na rua depressa vai descobrir que está perante algo muito especial, mais do que uma convencional Audia A6 Avant.

Resta dizer por fim dizer que ainda não há preços definidos para Portugal e que a comercialização do Audi RS6 2013 está apontada para o início do Verão de 2013. Até lá, vamos sonhando.

Texto: Guilherme Ferreira da Costa