Spark EV e 500E prometem iluminar o Salão de Los Angeles

Spark EV e 500E prometem iluminar o Salão de Los Angeles

São 24 as estreias mundiais prometidas para o Salão de Los Angeles, entre elas, estão os pequenos Spark EV e 500E, as apostas da Chevrolet e da Fiat que apontam agora as baterias ao mercado dos utilitários elétricos.

Os carros de que estamos a falar já são económicos por natureza, excepto o mais interessante de todos – a versão Abarth “Esseesse” com o escape Monza para acordar os vizinhos do Fiat 500. Mesmo assim este consegue fazer consumos “aceitáveis” se o pé direito trabalhar com muito medo do pedal do acelerador. No entanto, americanos e italianos entram na corrida para um mercado que está prestes a rebentar – o mercado dos carros que ninguém ouve a chegar.

Tempo de carregamento recorde para o Spark, mas não na Europa
O Spark EV terá a capacidade de carregar as baterias num tempo recorde de 30 min, através de um sistema de carregamento trifásico, o Combo.

Esta é uma tecnologia já anunciada também em várias marcas de automóveis como a Volvo, mas os problemas de compatibilidade com as tomadas europeias serão uma dor de cabeça – o tempo de carregamento será 6 vezes superior ao anunciado.

O segredo está nas baterias diz a GM
O investimento nas baterias é a base de um projeto que pretende aniquilar a concorrência, a GM abre guerra ao mercado e acena com os números – 200 milhas (mais de 320 km) em 30 minutos de carregamento.

A diferença está no lítio das baterias e na sua capacidade resistir à amplitude térmica, bem jogado GM! A empresa afirma que quer oferecer aos clientes as tecnologias avançadas que estes tanto procuram.

Motorizações
O Fiat 500E espera um motor que debite 100cv de potência e esta versão eléctrica do bebé de luxo da Fiat, só deve estar disponível, inicialmente, em contratos de frota ou talvez numa modalidade idêntica ao Smart E que apenas pode ser alugado.

Quanto ao Spark, a potência anunciada é de 114cv, produzidos por um motor elétrico que garante uma autonomia superior a 320 km. Este Spark EV será o primeiro carro de produção do mundo a receber o sistema de carregamento trifásico. Espera-se uma solução para a Europa que consiga aliar o compromisso de uma grande autonomia, com a rapidez do carregamento.

Texto: Diogo Teixeira