Então tu queres um carro desportivo?

Levantas-te, olhas para a janela, e vês o teu grande chaço estacionado à porta e começas a pensar: “Quem me dera ter um carro mais desportivo!” Mas, depois começas a olhar para a tua conta bancária e depressa afastas essa ideia, fica lá recalcada e pode trazer graves problemas para a tua saúde mental!

Como no Razão Automóvel queremos ter os nossos leitores de boa saúde, apresento-vos 4 opções de carros desportivos low-cost por menos de 2000 euros. Todos disponíveis no mercado português de usados. Às vezes 2.000 euros é o que basta para ficares com um sorriso de orelha a orelha atrás do volante de um desportivo a sério!

Antes de vos mostrar as propostas, temos de ter em conta o seguinte: comprar um carro em segunda mão pode dar algumas dores de cabeça. Existe muita oferta e existem muitas maçãs podres no meio das boas. E a um baixo preço, a tendência é haver ainda mais maçãs podres… Mas nem tudo são más notícias, ainda é possível encontrar bons carros a este preço, é preciso é ter muita calma – ir fazer sempre um test drive antes de comprar, ver fóruns sobre o carro em questão para saber quais são as fragilidades e pedir sempre a opinião de um mecânico ou pessoa entendida.

VW Polo G40.Quem diria que com menos de 2.000 euros, conseguíamos encontrar um diabrete destes! Com 113 cv e apenas 830 kg de peso, isto já é muita fruta para a maioria dos mortais, aliás, é preciso ter muito respeito a conduzir este carro, pois a sua suspensão simples e travões que pensam que são frigideiras não perdoam aos menos experientes.

E isso até que não é mau, neste artigo estamos à procura de carros que nos transmitam emoções fortes a baixo preço e não existe melhor transmissor de emoções que um carro que nos tenta matar a cada curva! Vi alguns exemplares bastante bons entre os 1.650 e 1.850 euros. Se querem aço barato, isto é uma excelente solução! Se quiserem saber mais sobre este pequeno grande desportivo vejam o texto do Guilherme Costa!

Honda CRX 1.6Quando se pensa em carros desportivos baratos, um dos primeiros modelos que nos vem à cabeça é o mítico Honda CRX 1.6 com 130 cavalos. Apesar de ser difícil de encontrar um exemplar em bom estado e que não tenha sido assassinado por azeiteiros com a mania que são grandes tunner’s, este é sem dúvida um desportivo a ter em conta. Não existem grandes falhas a apontar a este carro: tem um motor fantástico com cavalos de sobra para horas e horas de diversão, é baixo e largo, tem uma suspensão e travões muito bons, tem a fiabilidade lendária da Honda e não gasta um depósito aos 100 km. Se virem um em bom estado, comprem! Tão simples quanto isso!

Ford Puma 1.7A Ford, um dia, pensou em fazer com a Opel um pequeno desportivo para os mais jovens que queriam um carro estiloso, desportivo e barato. E então fizeram o Puma. O Ford Puma é lindo. É um dos desportivos mais bonitos que já vi e só de o ver dá vontade de conduzí-lo à bruta e abusar daquele motor a gasolina espectacular com 123 cv. Em termos de fiabilidade, é 5 estrelas já que partilha muita da mecânica do Fiesta. Com pouco mais de 1.000 kg. este carro consegue ir dos 0-100 em 9.2 seg. Um automóvel lindíssimo que até parado dá a sensação que anda depressa!

Peugeot 205 GTI 1.6Ter um Peugeot 205 GTI deve ser uma sensação fantástica. Primeiro, porque é um dos melhores desportivos que saíram das fábricas da Peugeot e, depois, porque com 115 cv e 900 kg é capaz de levar o condutor dos 0-100 em menos de 10 segundos. Um carro muito fiável e que por enquanto ainda não tem escassez em peças de substituição.

O comportamento em estrada é um mimo para os que gostam de emoções fortes! É em todos os aspectos melhor que o Golf GTI, o que por si só é um feito muito importante. Mesmo o Jeremy Clarkson diz que não interessa se têm a versão com motor 1.6 ou com o motor 1.9, o Peugeot 205 GTI é fantástico! É um pouco difícil encontrar carros destes a menos de 2.000 euros e em bom estado, mas não é impossível, pois eles andam aí! Também podem ler uma análise mais detalhada do André Pires a este incrível automóvel!

Ainda existem outros modelos que podem procurar: Citroen AX GTI, Fiat Uno Turbo I.E., Ford Fiesta XR2i, entre outros. Também podem ter assim uma grande sorte e sacar um Peugeot 106 GTI ou um Golf GTI por 2.000 euros, mas é preciso mesmo ter sorte. No fundo, é andar de olho aberto, as oportunidades estão sempre a surgir.Comprar um destes pequenos desportivos pode ser a aquisição do século! Para os verdadeiros condutores, ter máquinas leves, potentes e com pouca electrónica desperta sensações realmente boas e que nunca as vão poder ter mesmo que tenham 40.000 euros para gastar num desportivo moderno. Estas máquinas existem para nos divertirmos e com um preço de entrada tão pequeno, só não se diverte quem não quer!

 

Mais artigos em Clássicos

Os mais vistos