Autopédia O interior do carro está a escaldar? Acabem com isso

Calor

O interior do carro está a escaldar? Acabem com isso

Verão, a estação mais quente do ano. Já todos sentimos aquele bafo abrasador que tanto odiamos e que deixa o interior do carro a escaldar.

Interior de carro ao sol

Interior do carro a escaldar. Esta é talvez uma das piores consequências do verão, pois torna-se impossível sobreviver dentro de um carro que esteve com a chapa ao sol a tarde inteira…

Para lidarem com este problema da melhor maneira, trazemos algumas sugestões para acabar com este inferno de uma vez por todas, mas atenção, não existem métodos infalíveis…

citroen ami buggy perfil
Verão, sol, praia… e um «inferno» no interior do automóvel. Talvez o melhor é mesmo deixar as portas em casa.

Mesmo aquela estupenda ideia de encher o carro com cubos de gelo e torná-lo num enorme glaciar ambulante, pode não ser a melhor opção.

Provavelmente nunca se aperceberam, mas num típico dia de verão a temperatura no interior de um automóvel pode ser de mais 10 ºC a 20 ºC do que a temperatura exterior.

Fazendo as contas, se estiverem, por exemplo, 30 ºC de temperatura ambiente, poderão estar 50 ºC dentro de um automóvel, o suficiente para «fritar ovos». Contudo, existem algumas formas de prevenir que o interior do carro fique a escaldar e é isso que vamos realçar agora.

Deixar o carro à sombra

Este é o método de prevenção mais lógico, mas não se iludam; mesmo à sombra, a temperatura no interior do carro será superior à do exterior.

Ainda assim, aconselhamos vivamente a tentar encontrar sempre um lugar à sombra. Afinal de contas, 40 ºC sempre é melhor do que 50 ºC e um carro estacionado ao sol até favorece a evaporação da gasolina, algo que ninguém quer.

Land Rover Defender P400e PHEV traseira
© Sofia Teixeira / Razão Automóvel — editado por Thomas V. Esveld À sombra.

Deixar as janelas ligeiramente abertas

Apesar de não adiantar muito, deixar as janelas entreabertas ajuda a uma melhor circulação do ar dentro do automóvel, o que originará a um pequeno (mas importante) ganho de refrigeração.

Usar protetor dobrável no para-brisas

Para os menos crentes, usar um protetor no para-brisas é ridiculamente feio e não ajuda em nada no arrefecimento do habitáculo.

Mas enganam-se. Estes protetores têm uma tarefa simples e muito importante: Não deixar o interior do carro a escaldar, sobretudo o volante e outros componentes, como um forno quando está a assar um apetitoso frango.

Proteger volante, assentos e manete das mudanças

Este ponto complementa um pouco o ponto anterior, mas é talvez mais eficaz visto individualmente. Experimentem deixar um pano húmido a proteger o volante e a manete das mudanças e deixar uma toalha sobre os assentos.

Spectre Type 10
© Stellera

Quanto mais não seja vai ajudar a conservar o material do veículo e a evitar aqueles choques térmicos sempre que tocamos no volante.

Usar películas nos vidros

As películas escurecem os vidros e consequentemente diminuem o calor no interior do automóvel, evitando assim o desgaste dos estofos e dos plásticos.

Em Portugal existem algumas dificuldades na homologação destas películas, mas já existem várias marcas a tratar de todas estas burocracias sem grandes problemas.

Estes cinco mandamentos dão algum trabalho, mas se não estão para grandes cerimónias e não gostam de ver o vosso carro a competir com uma árvore de Natal em concursos de beleza, há outra forma de contornar o problema do calor: ar condicionado! Mas como em tudo na vida, tem os seus prós e contras…

Ar condicionado vs. Janelas abertas

O ar condicionado é um aliado de peso para combater aquelas temperaturas mais estonteantes, mas sabiam que se este estiver a funcionar a 50% da sua capacidade pode aumentar em 10% o consumo do combustível?

O ar condicionado vai buscar energia ao motor do carro e consequentemente origina um maior esforço do mesmo, daí o aumento do consumo de combustível ser inevitável. Em tempos de contenção tudo serve para poupar, por isso, o melhor é abrir as janelas do carro.

Cão com cabeça de fora da janela do carro
Sabe bem, não sabe?

Mas também aqui há um problema… A aerodinâmica é essencial para a estabilidade do veículo e também para o consumo de combustível, e ao abrires as janelas existe uma perda gradual da eficiência aerodinâmica.

Confuso? Imaginem que vão na autoestrada a 120 km/h com as janelas abertas. Além de ser uma turbulência nada confortável para os ouvidos, vai haver uma maior resistência do carro ao ar, o que significa que o atrito existente vai pedir ao motor que se esforce mais para andar o mesmo.

Segundo alguns estudos, é mais eficiente ligar o ar condicionado a velocidades elevadas (mais de 80 km/h), pois o consumo de combustível derivado das perdas aerodinâmicas é superior ao consumo do ar condicionado.

Por isso, sempre que circularem a mais de 80 km/h é preferível ligar o ar condicionado, caso contrário, o melhor é abrir as janelas do carro e sentires aquela brisa escaldante de verão na cara.