Vídeo Com três toneladas o Fang Cheng Bao 5 é novo gigante da BYD na Europa

Vídeos RA

Com três toneladas o Fang Cheng Bao 5 é novo gigante da BYD na Europa

Tem um nome estranho, mas o Fang Cheng Bao 5, o novo SUV híbrido plug-in da BYD, também vem para a Europa… provavelmente com outro nome.

Fang Cheng Bao 5
© Razão Automóvel

Ainda está em fase de homologação para o mercado europeu, mas é fácil perceber porquê. O Fang Cheng Bao 5, modelo da nova submarca da BYD, está no limite do peso para ser conduzido com carta de ligeiros de passageiros: 3,5 toneladas de peso bruto.

Mas se a ideia desta marca chinesa era fazer um SUV que se destacasse pelo tamanho, presença e ousadia técnica, a missão está mais do que cumprida.

Estivemos com ele na Alemanha, ainda antes de entrar oficialmente no mercado. Não o conduzimos, mas vimos (e sentimos) o que este colosso traz para a mesa. O nosso vídeo completo com todos os detalhes:

Fang Cheng Bao é a nova submarca da BYD dedicada a modelos de perfil premium, com foco no todo o terreno e numa estética mais agressiva. O número “5” posiciona este SUV abaixo do também anunciado Fang Cheng Bao 8, mas isso não quer dizer que lhe falte ambição.

Com 4,9 m de comprimento e uma distância entre eixos superior a 2,8 m, o Fang Cheng Bao 5 aproxima-se em proporções de um Toyota Land Cruiser ou do Defender, mas com uma linguagem visual que aposta mais em cromados e em detalhes que denunciam a sua origem.

Um híbrido com três motores

Apesar do aspeto de SUV elétrico, o Fang Cheng Bao 5 é, na verdade, um híbrido plug-in, com dois motores elétricos (um em cada eixo) e um motor a combustão de 1,5 litros que serve essencialmente como gerador.

O sistema gera mais de 680 cv de potência e um binário absurdo, que a marca ainda não divulgou oficialmente, mas que ultrapassa confortavelmente os 700 Nm.

A bateria tem 31,8 kWh de capacidade útil, o que permite mais de 100 km em modo 100% elétrico. E há carregamento rápido em corrente contínua (DC) a 100 kW — algo invulgar num híbrido plug-in.

Peso muito substancial

O número assusta, quase três toneladas de peso em ordem de marcha. Se considerarmos o peso bruto (considerando também a presença de passageiros) o Bao 5 ficará mesmo no limite do que é permitido para um automóvel ligeiro na União Europeia.

Isto significa que qualquer quilograma a mais obrigaria o Fang Cheng Bao 5 a ser classificado como veículo pesado. E esse é precisamente o desafio atual da marca: reduzir ou justificar o peso total para garantir a homologação como ligeiro na Europa.

Quando chega?

Não se sabe ainda se todos os mercados vão receber o modelo na sua versão completa ou se haverá adaptações específicas. Mas a BYD garante que o processo está em curso e o objetivo é claro: colocar o Fang Cheng Bao 5 a circular nas estradas europeias ainda durante 2026.

Mas muito provavelmente será vendido sob outro nome e emblema, o da Denza, a outra marca premium da BYD.

Todos os detalhes completos no nosso vídeo no YouTube.