Auto Talks Estes são os carros que os portugueses querem comprar

Estes são os carros que os portugueses querem comprar

Apesar de estarmos a caminhar para a eletrificação, esta ainda não é a solução que se destaca na pesquisa de carros usados em Portugal.

Com a chegada de novas restrições, mais tecnologia e exigências de segurança, o preço dos automóveis novos continua a aumentar. Para aqueles que não podem, ou não querem, fazer tal investimento, o mercado dos carros usados em Portugal continua a ser o «escape» e a alternativa mais viável.

Além disso, a eletrificação está a transformar o setor, mas muitos portugueses ainda não têm condições para carregar um automóvel em casa. Ao mesmo tempo, começam a desaparecer soluções que, durante anos, foram vistas como o caminho para reduzir as emissões, como é o caso do Diesel.

Sendo assim, que tipo de automóveis é que os portugueses procuram? Foi precisamente isto que perguntámos a Filipe Neves, diretor do Pisca Pisca, que foi um dos convidados para o Auto Talks, o novo formato editorial da Razão Automóvel, estreado no ECAR Show.

Preferência recai nos Diesel

Na hora de escolher um automóvel, o tipo de combustível continua a ser um fator decisivo. E apesar de já serem poucas as marcas a apostar em novas motorizações Diesel, no mercado dos carros usados estas são precisamente as mais pesquisadas, e quem o diz é Filipe Neves.

“O peso dos Diesel continua a ser muito forte e está, até, ao mesmo nível da gasolina e um bocadinho até acima”.

Filipe Neves, diretor do Pisca Pisca

Mesmo sendo mais poluentes e, em alguns casos, mais caros que os modelos a gasolina, os Diesel mantêm vantagens claras: permitem percorrer mais quilómetros com um depósito e, regra geral, ainda que ligeiramente, são mais baratos de abastecer. A estes argumentos juntam-se ainda outros, também abordados neste episódio do Auto Talks.

No entanto, os Diesel não são os únicos a captar a atenção dos consumidores. Com o aumento da oferta dos 100% elétricos, o mercado de carros usados em Portugal começa também a refletir essa tendência. Segundo o responsável do Pisca Pisca, há atualmente cerca de 9000 viaturas eletrificadas disponíveis na plataforma, um número que inclui tanto veículos elétricos como híbridos.

Filipe Neves, diretor do Pisca Pisca (à esquerda) e Diogo Teixeira, Publisher da Razão Automóvel (à direita).

Destes, os elétricos estão a ganhar «tração». Ainda que persistam dúvidas e hesitações quanto à sua viabilidade, são cada vez mais os portugueses que ponderam dar esse passo através da aquisição de um elétrico usado.

“Há muita procura e muita curiosidade pelos veículos elétricos e híbridos.”

Filipe Neves, diretor do Pisca Pisca

Filipe Neves confirmou que a procura por este tipo de veículos duplicou face ao ano passado. Um sinal claro de que, mesmo no mercado de carros usados, a eletrificação começa a deixar a sua marca.

Há muito para ver e ouvir nesta Auto Talks.

Encontro marcado no próximo Auto Talks

Não faltam, por isso, motivos de interesse para ver/ouvir a mais recente Auto Talks, o novo formato editorial da Razão Automóvel, nas plataformas habituais: YouTubeApple Podcasts e Spotify.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Ferrari 365 GT4 BB?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fomos enganados. Afinal BB em Ferrari 365 GT4 BB não significa Berlinetta Boxer