Auto Talks Motores de combustão são “seguro de vida” para a Stellantis

Motores de combustão são “seguro de vida” para a Stellantis

Pedro Lazarino, diretor-geral da Stellantis em Portugal, fala das incertezas que afetam a indústria e como é possível navegar nestas.

Pedro Lazarino com Diogo Teixeira
© Razão Automóvel

Na indústria automóvel europeia, a incerteza parece ser a única constante. As regras mudam, os prazos ajustam-se, mas a pressão sobre os construtores mantém-se.

Quem o diz é Pedro Lazarino, diretor-geral da Stellantis em Portugal, que subiu ao palco Auto Talks, no ECAR Show, para uma conversa onde não faltaram críticas às decisões de Bruxelas.

Um dos pontos centrais da conversa foi a recente decisão da União Europeia de adiar a contabilização da média de emissões de CO₂ (dióxido de carbono). Inicialmente, a média de 93,6 g/km de CO2 teria de ser atingida pela indústria até ao final deste ano. Com a nova regra apenas será contada a média acumulada de três anos: entre o início de 2025 e o final de 2027.

Uma conversa sobre a indústria

Gravada ao vivo, esta Auto Talks mergulhou nos principais desafios de hoje do setor automóvel: das metas de emissões à realidade do mercado, da legislação às especificidades fiscais nacionais.

Lazarino apresentou uma visão crítica e fundamentada, sobre o ritmo da eletrificação na Europa e os perigos de um desfasamento crescente entre as decisões políticas e a realidade industrial.

Auto Talks Pedro Lazarino Stellantis 1
© Razão Automóvel Auto Talks: “Europa, está aí alguém? Os carros acessíveis vão acabar”. Pedro Lazarino, diretor-geral da Stellantis em Portugal (à esquerda) e Diogo Teixeira, publisher da Razão Automóvel (à direita).

Também em destaque estiveram as diferentes velocidades da eletrificação na Europa e o papel dos híbridos plug-in no combate à descarbonização.

Recentemente os híbridos plug-in viram os regulamentos sobre a homologação dos consumos e emissões alterados. Uma mudança que foi motivada por um relatório da Comissão Europeia, publicado no início de 2024, que concluiu que os híbridos plug-in produzem mais 350% de emissões CO2 no «mundo real» do que os valores homologados pelo ciclo WLTP.

Pedro Lazarino abordou ainda as soluções que a Stellantis está a implementar para fugir à instabilidade atual da indústria, e mencionou ainda a necessidade de uma harmonização fiscal entre os países da União Europeia.

Não faltam, por isso, motivos de interesse para ver/ouvir a mais recente Auto Talks, o novo formato estreado pela Razão Automóvel no ECAR Show, nas plataformas habituais: YouTubeApple Podcasts e Spotify.

Sabe esta resposta?
A Leapmotor International é uma joint-venture entre que duas marcas automóveis?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

À conquista da China. Stellantis adquire 20% da Leapmotor