Auto Rádio Carros Diesel com 10 anos não entram. Depois de Espanha vem Portugal?

Auto Rádio #96

Carros Diesel com 10 anos não entram. Depois de Espanha vem Portugal?

O Governo espanhol vai restringir a circulação nas cidades a mais de 9 milhões de automóveis, muitos deles carros Diesel com apenas 10 anos.

Auto Rádio: carros diesel espanha
© Razão Automóvel

Mais de nove milhões de automóveis. É este o número potencial de veículos que vão ver a sua circulação limitada em Espanha, com a entrada em vigor das novas regras para as Zonas de Baixas Emissões (ZBE) dentro das cidades.

Entre eles estão carros Diesel com apenas 10 anos, o que tem gerado polémica do outro lado da fronteira e também levantado muita preocupação entre os portugueses.

Neste episódio do Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel com o apoio do Pisca Pisca, falamos sobre estas restrições e respondemos a uma pergunta: e se fosse em Portugal?

O que está a acontecer em Espanha?

Não se trata de uma novidade absoluta. Já existiam restrições à circulação em zonas urbanas em Espanha — e em Portugal também, em Lisboa —, mas agora o cerco está a apertar. Os veículos afetados são mais recentes, nomeadamente os Diesel, com apenas uma década de uso.

A medida integra-se no plano espanhol para reduzir as emissões nas cidades, tornando obrigatória a criação de Zonas de Baixas Emissões (ZBE) em todos os municípios com mais de 50 mil habitantes.

Estas zonas funcionam com base num sistema de selos ambientais:

• Zero: elétricos, híbridos plug-in com mais de 40 km de autonomia e veículos a hidrogénio;
• Eco: híbridos convencionais, GPL e híbridos plug-in com menos de 40 km de autonomia;
• C: gasolina matriculados a partir de 2006 e Diesel a partir de setembro de 2015;
• B: gasolina entre 2001 e 2005 e Diesel entre 2006 e agosto de 2015.

Naturalmente, os veículos sem qualquer selo ambiental não podem entrar nestas zonas. Com estas novas restrições, os de selo B também irão ser «barrados».

Trânsito
© André Mendes / Razão Automóvel A idade média do parque automóvel nacional já ultrapassa os 14 anos e a tendência é de continuar a envelhecer.

Bilbau foi a primeira cidade a avançar, mas não está sozinha. Outras cidades como Málaga, Palma de Maiorca, Reus ou Santander já têm calendários definidos para aplicar as restrições — algumas tão cedo como 2026.

A Catalunha, por exemplo, vai proibir a circulação dos veículos com selo B em dias normais (sem alerta de poluição) já a partir de janeiro de 2026, com uma proibição total e permanente a partir de 2028.

E se fosse em Portugal?

A questão impõe-se: e se a mesma medida fosse aplicada em Portugal, onde a idade média do parque automóvel já supera os 14 anos?

Em declarações à Razão Automóvel, Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), não tem dúvidas: “Não é possível aplicar em Portugal, porque o parque automóvel é muito mais velho. Parava metade do parque automóvel Diesel”.

À primeira vista, esta afirmação até pode parecer dramática, mas os números comprovam-na. Mais de 4,5 milhões de automóveis ligeiros em circulação em Portugal são Diesel. Ou seja, estamos a falar de mais de 60% do parque automóvel nacional. E mais de metade dos ligeiros que todos os dias andam nas ruas do nosso país — quase 3,7 milhões — já têm mais de 10 anos.

Além disso, há uma realidade que não podemos ignorar: os transportes públicos continuam a não ser uma alternativa viável para milhões de portugueses. Em 2023, apenas 11,8% das deslocações foram feitas em transporte público, o que coloca Portugal nos últimos lugares da União Europeia.

Helder Barata Pedro, secretário-geral da ACAP, também discorda da abordagem espanhola e lembra que esta não é a linha defendida a nível europeu: “De modo algum se preconizam medidas como esta que discrimina tipos de combustível e frustra as expectativas de quem adquiriu os seus veículos, quando ao fim de 10 anos não poderão continuar a circular”.

LEIAM TAMBÉM: Diesel com 10 anos não entra. O que diz a ACAP sobre as restrições espanholas

Mas reconhece que o tema das Zonas de Emissões Reduzidas “está na agenda europeia” e que poderá ser uma realidade mais alargada num futuro próximo.

Encontro marcado no Auto Rádio para a próxima semana

Não faltam por isso motivos de interesse para ver/ouvir o mais recente episódio do Auto Rádio, que está de volta na próxima semana nas plataformas habituais: YouTubeApple Podcasts e Spotify.