Auto Rádio Preço dos carros Diesel usados a disparar. Entenda as razões

Auto Rádio #93

Preço dos carros Diesel usados a disparar. Entenda as razões

Nos novos desaparecem os Diesel, mas nos usados a procura está a subir e a puxar pelos preços. Entenda as razões em mais um Auto Rádio.

Guilherme Costa e Roberto Gaspar no Auto Rádio
© Razão Automóvel

O setor automóvel tem mudado a um ritmo acelerado e uma das transformações mais visíveis foi o desaparecimento gradual dos motores Diesel e a ascensão da eletrificação. Se nos carros novos essa tendência é clara, no mercado de usados, que é quatro vezes maior, a realidade é bem diferente — e surpreendente.

Em 2024, de acordo com dados da ANECRA (Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel), cerca de 40% dos automóveis usados importados em Portugal eram Diesel. De «mãos dadas» com a procura elevada estão os preços cada vez mais altos.

Para perceber o que está a provocar esta procura e valorização dos Diesel usados, estivemos à conversa com Roberto Gaspar, secretário geral da ANECRA (Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel), em mais um Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel com o apoio do Piscapisca.pt.

Que futuro para os automóveis elétricos?

Outra das questões em destaque neste Auto Rádio tem a ver com o futuro dos automóveis elétricos. Afinal, os dados apontam para um aumento da procura por carros a combustão no mercado de usados, o que levanta dúvidas sobre a verdadeira direção da transição energética. E isto especialmente quando o preço continua a ser um fator determinante para os consumidores.

Esta situação ganha outra dimensão quando se percebe que o mercado de usados em Portugal vende anualmente quatro vezes mais que o de carros novos. Para contextualizar, em 2024, venderam-se cerca de 210 mil automóveis novos, mas foram vendidos mais de 800 mil usados.

O desajustamento entre a oferta cada vez maior de automóveis elétricos — impulsionada pelas metas rigorosas da União Europeia, que «decretam» o fim do motor de combustão em 2035 —, e as preferências dos consumidores levou-nos a perguntar se devemos apostar tudo nos elétricos.

Parque de estacionamento cheio de Tesla Model 3
© Tesla

A resposta a essa pergunta pode vê-la ou ouvi-la neste episódio do Auto Rádio, assim como a posição da ANECRA.

Pouca mão de obra qualificada

Pudemos ainda abordar outro tema que também tem sido uma fonte de preocupações para o setor: a crescente escassez de mão de obra qualificada.

Neste Auto Rádio tentámos perceber o que está por detrás desta falta de interesse por parte das novas gerações: uma das razões é a imagem pouco atrativa que muitos associam às profissões do setor automóvel, vistas como. mal remuneradas e pouco valorizadas.

O secretário geral da ANECRA aponta, no entanto, às oportunidades que existem hoje no setor e que soluções podem ajudar a inverter esta tendência.

Encontro marcado no Auto Rádio para a próxima semana

Não faltam por isso motivos de interesse para ver/ouvir o mais recente episódio do Auto Rádio, que está de volta na próxima semana nas plataformas habituais: YouTubeApple Podcasts e Spotify.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Citroën AX foi eleito Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em Portugal