Ford Ranger. Tudo sobre a pick-up mais vendida na Europa
345Quantas mais edições leres, mais hipóteses terás de ganhar! Cada edição lida corresponde a uma possibilidade.Em data que anunciaremos posteriormente, faremos uma transmissão live através do Facebook para sortearmos o vencedor!Segue-nos no Facebook e no Instagram para não perderes o lançamento de cada edição.Cada artigo tem um tempo médio de leitura. À medida que o vais lendo vamos fazendo a contagem do tempo que estás a usar.1Quando atingires o tempo médio de leitura activas o espaço onde te podes candidatar ao prémio.2Cada artigo tem um tempo médio de leitura. À medida que o vais lendo vamos fazendo a contagem do tempo que estás a usar.Quando atingires o tempo médio de leitura activas o espaço onde te podes candidatar ao prémio.12345Quantas mais edições leres, mais hipóteses terás de ganhar! Cada edição lida corresponde a uma possibilidade.Em data que anunciaremos posteriormente, faremos uma transmissão live através do Facebook para sortearmos o vencedor!Segue-nos no Facebook e no Instagram para não perderes o lançamento de cada edição.
Conteúdo patrocinado

Ford Ranger. Tudo sobre a pick-up mais vendida na Europa

Versátil, aventureira e até desportiva. São apenas alguns dos adjetivos que podem ser aplicados à Ford Ranger, a pick-up mais vendida na Europa.

Ford Ranger. Tudo sobre a pick-up mais vendida na Europa

Versátil, aventureira e até desportiva. São apenas alguns dos adjetivos que podem ser aplicados à Ford Ranger, a pick-up mais vendida na Europa.

Advertisement

Tradição e conhecimento. Com a Ford Ranger, a marca norte-americana importou para a Europa o sucesso que as suas pick-up conhecem desde sempre nos Estados Unidos da América.

Para o fazer, a Ford baseou-se na sua experiência neste tipo de veículos, desenvolvendo uma pick-up que tem liderado as tabelas de vendas na Europa.

Ford Ranger Raptor
Em 2023 chegará uma nova Ford Ranger, mas até lá, cabe a esta versão defender a liderança no mercado europeu e nacional.

Das bajas para a Europa

Desenvolvida pela Ford Performance, a Ranger Raptor é muito fácil de descrever: é a versão «hardcore», não escondendo a inspiração na norte-americana Ford F-150 Raptor.

Equipada com uma versão Bi-turbo do motor Ford EcoBlue 2.0 Diesel, a Ford Ranger Raptor oferece 213 cv e 500 Nm de binário que é enviado às quatro rodas — ou somente às traseiras, caso o condutor assim queira — através de uma caixa automática de 10 velocidades.

nova ford ranger raptor
Quem disse que um veículo de trabalho não pode ser divertido?

É nesta caixa de velocidades automática com 10 relações que encontramos um dos motivos para os consumos referenciais desta pick-up.

Construída em aço de alta resistência, ligas de alumínio e materiais compósitos para otimizar não só o seu peso como a sempre importante durabilidade, esta caixa de velocidades é a prova de que há muito que as pick-up deixaram de ser modelos «rústicos».

Ford Ranger Raptor

Mas há mais. Equipada com um chassis exclusivo, a Ranger Raptor foi especialmente pensada para resistir aos percursos todo-o-terreno estilo «baja». Assim, recebeu amortecedores FOX Racing com amortecimento ativo que são complementados por braços de suspensão (triângulos) em alumínio.

Já na traseira temos o conjunto mola/amortecedor, que inclui ligações Watt para atenuar substancialmente as oscilações laterais do eixo no seu movimento. Até os pneus foram desenvolvidos especificamente para a Ranger Raptor, contando com paredes reforçadas e uma banda de rodagem mais agressiva e tipicamente off-road.

Pronta para o trabalho

A versão Raptor é a mais desportiva, mas são as versões de trabalho que têm maior procura.

No total, a Ford Ranger está disponível em quatro formatos de carroçaria — chassis cabina, cabina simples, Super Cab e cabina dupla — e está disponível a partir dos 25 368€, valor pedido pela versão de chassis cabina.

Quanto aos motores, além da versão Bi-turbo do motor Ford EcoBlue 2.0 Diesel, contamos também com uma versão mais «eficiente» deste propulsor Diesel.

Esta apresenta-se com 170 cv e 420 Nm e pode ser associada a uma caixa manual de seis relações ou à transmissão automática de 10 velocidades.

Ford Ranger

Quanto às aptidões «para trabalhar» da Ford Ranger, estas ficam bem patentes quando olhamos para os seus números: a carga útil bruta máxima fixa-se nos 1252 kg, o peso bruto máximo ascende aos 3270 kg e a capacidade de reboque é de uns impressionantes 3500 kg.

As séries especiais

Já com a sua sucessora «à espreita», a atual geração da Ford Ranger continua a atualizar-se constantemente e a ver os seus argumentos reforçados.

Bom exemplo disso são as três versões especiais — Stormtrak, Wolftrak e Raptor SE — que recebeu recentemente.

Ford Ranger Stormtrak e Wolftrak
À esquerda a Ranger Wolftrak, à direita a Stormtrak.

Do trio, a Ford Ranger Wolftrak é a versão mais vocacionada para o uso profissional. A prová-lo está o interior com menos «luxos» do que nas outras versões e os suportes em ferro tubular na caixa de carga. Quanto à motorização, a Ranger Wolftrack recorre à versão de 170 cv do Ford EcoBlue, aqui associada à caixa manual.

Já a versão Stormtrak conta com a versão Bi-turbo do motor Ford EcoBlue 2.0 Diesel e com a caixa automática de 10 relações. Com um visual mais sofisticado, esta versão tenta ser uma «ponte» entre o mundo das pick-up e dos SUV.

Para tal, conta com uma decoração específica, bancos em pele, jantes de 18″, caixa de carga com comando elétrico e com o sistema de infoentretenimento SYNC3. Por fim, a Ranger Raptor SE é a versão superlativa da já muito desejada versão Raptor, mantendo intactas as qualidades que lhe são reconhecidas enquanto lhes acrescenta alguns detalhes exclusivos e (ainda) mais equipamento.

Mostre o que sabe sobre a Ford

Responda corretamente às três perguntas de cada artigo deste Especial e habilite-se a ganhar uma experiência única com a Razão Automóvel e a Ford.

Habilite-se a uma experiência com a Ford e a Razão Automóvel

Complete a sua participação seguindo os próximos passos

1. Siga-nos nas redes sociais

2. Subscreva a nossa newsletter

Subscrever

3. Deixe-nos o seu email

Não se preocupe, os seus dados estão seguros connosco.
Consulte a nossa política de privacidade.

Razão Automóvel