345Quantas mais edições leres, mais hipóteses terás de ganhar! Cada edição lida corresponde a uma possibilidade.Em data que anunciaremos posteriormente, faremos uma transmissão live através do Facebook para sortearmos o vencedor!Segue-nos no Facebook e no Instagram para não perderes o lançamento de cada edição.Cada artigo tem um tempo médio de leitura. À medida que o vais lendo vamos fazendo a contagem do tempo que estás a usar.1Quando atingires o tempo médio de leitura activas o espaço onde te podes candidatar ao prémio.2Cada artigo tem um tempo médio de leitura. À medida que o vais lendo vamos fazendo a contagem do tempo que estás a usar.Quando atingires o tempo médio de leitura activas o espaço onde te podes candidatar ao prémio.12345Quantas mais edições leres, mais hipóteses terás de ganhar! Cada edição lida corresponde a uma possibilidade.Em data que anunciaremos posteriormente, faremos uma transmissão live através do Facebook para sortearmos o vencedor!Segue-nos no Facebook e no Instagram para não perderes o lançamento de cada edição.
Conteúdo patrocinado

Ford Focus. Tudo sobre o familiar que redefiniu o segmento

Neste artigo vamos fazer uma viagem pela história do Ford Focus, da primeira à quarta geração. Um modelo que redefiniu o segmento dos familiares compactos e continua a fazer história.

Ford Focus. Tudo sobre o familiar que redefiniu o segmento

Neste artigo vamos fazer uma viagem pela história do Ford Focus, da primeira à quarta geração. Um modelo que redefiniu o segmento dos familiares compactos e continua a fazer história.

Advertisement

Lançado em 1998, o Ford Focus tem sido um dos modelos de maior sucesso da gama Ford. Mas o que é que faz deste familiar compacto um dos preferidos dos portugueses há mais de duas décadas?

Neste artigo, vamos fazer uma viagem pela história do Focus e descobrir todos os seus segredos.

Ford Focus
São mais de 20 anos de Ford Focus. A viagem começa agora.

Das versões familiares às mais desportivas, passando pelo Mundial de Ralis e, porque não, sair um pouco de estrada com os novos Focus Active.

Primeira geração. Chegar, ver e vencer.

Ford Focus

Desenvolvido para substituir o Ford Escort, a primeira geração do Focus inaugurou um novo capítulo no segmento C. A crítica era unânime. O Ford Focus oferecia a melhor relação entre conforto e dinâmica do segmento.

Na base deste comportamento dinâmico estava a nova plataforma da Ford. Mais rígida, mais segura e mais evoluída, a plataforma do Ford Focus colocava-o em pé igualdade com propostas de segmentos mais elevados. Nunca um familiar compacto tinha oferecido um comportamento assim.

Além da plataforma, o Ford Focus estreou também, pela primeira vez, um sistema de Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESP). Um equipamento que hoje está totalmente democratizado na indústria, mas que em 1998 representava o melhor que um automóvel podia oferecer em termos de segurança ativa.

Ford Focus
Com todos estes predicados, o Ford Focus (1ªgeração) consolidou rapidamente o seu estatuto no mercado, junto dos consumidores e também da imprensa especializada.

Em 1999, o Focus venceu o prestigiado prémio Carro Internacional do Ano 1999. E volvidos mais de 20 anos, o Ford Focus Mk1 ainda é considerado um dos melhores carros de sempre pela revista CAR Magazine.

Ford Focus
Entretanto, no Mundial de Ralis, o Ford Focus WRC também dominava.

Segunda geração. Mais Focus, mais tecnologia

Ford Focus
As linhas angulares da primeira geração deram lugar a um design mais maduro na segunda encarnação do Focus.

Após sete anos, a Ford apresentava a segunda geração do Focus. Por esta altura, em Portugal, a presença do Focus já era uma constante nas estradas nacionais.

Todos conheciam os Ford Focus pelo seu conforto e comportamento dinâmico. Duas qualidades que se mantiveram com a chegada da segunda geração, e às quais a Ford adicionou novidades.

O design foi totalmente revisto e foram implementadas novas tecnologias.

 

Ford Focus
É notória a evolução do interior do Ford Focus (Mk2).

Mas mais uma vez, foram as soluções de engenharia pensadas para facilitar o nosso quotidiano que mereceram mais atenção por parte dos engenheiros da marca. Do interior ao chassis.

A plataforma do Ford Focus evoluiu para ser a mais segura do segmento nos testes da EuroNCAP: cinco estrelas na proteção de adultos, quatro estrelas na proteção de crianças e novamente cinco estrelas nos testes de colisão frontal.

Ford Focus
Um dos fatores de sucesso do Focus: aquilo que não se vê, o chassis.

Terceira geração. Ecoboost democratiza a potência

Estávamos em 2012 quando a Ford lançou a terceira geração do Focus. Uma geração marcada pelo avanço na eficiência e na performance dos motores disponíveis, principalmente no que diz respeito aos motores a gasolina: chegava o laureado motor 1.0 Ecoboost.

Ford Focus
Volvidos 8 anos desde o lançamento da terceira geração, as suas credenciais ainda permanecem atuais.

A atestar a qualidade do mais pequeno motor da família EcoBoost estão os inúmeros prémios que este já conquistou. O Ford 1.0 EcoBoost foi nomeado “Motor Ano Internacional– Melhor Motor Até 1 Litro” durante seis anos consecutivos.

Desde o seu lançamento em 2012 o pequeno motor 1.0 Ecoboost da Ford já amealhou 10 troféus no prémio “Motor Internacional do Ano“. E não se pense que é tarefa fácil ser nomeado e muito menos conquistar um destes troféus.

Ford Focus
De geração em geração, é notório o incremento de tecnologia no habitáculo do Ford Focus.

Para o fazer, o pequeno três cilindros da Ford, teve de impressionar um painel de 58 jornalistas especializados, de 31 países, sendo que em 2017 teve de se bater com 35 motores na categoria de 1.0 l de três cilindros. O melhor de dois mundos: os consumos de um motor pequeno, com a potência e disponibilidade dos motores maiores.

Mas a história do Focus também se faz de versões mais «apimentadas». No topo da hierarquia, encontramos esta (faz swipe):

 

Pioneiro na introdução do ESP na primeira geração, a terceira geração do Focus assistiu à adopção de novos sistemas de apoio à condução: travagem de emergência automática, deteção de ângulo morto e aviso de fadiga, eram apenas alguns dos sistemas que elevavam ainda mais a fasquia deste familiar compacto no segmento.

Quarta geração. Eletrificação e eficiência

Ford Focus

Como melhorar o Ford Focus? Foi a pergunta mais vezes repetida pelos engenheiros da marca durante o desenvolvimento da quarta geração do modelo.

A resposta surgiu em 2018, com o lançamento da atual geração. Um modelo totalmente novo, que recebeu pela primeira vez a companhia de duas novas versões: Vignale e Active.

O Focus de sempre, tem agora a companhia da versão Vignale, a mais sofisticada e luxuosa da gama, e da Active, a mais aventureira e despreocupada. Duas versões totalmente distintas para quem procura um Focus mais adaptado ao seu estilo de vida.

Com esta quarta geração, deu-se também início à eletrificação da gama Focus. O mundo evoluiu muito desde 1998, e o Focus tem acompanhado essa evolução.

O premiado motor 1.0 Ecoboost surge pela primeira vez eletrificado, nas versões de 125 e 155 cv.

Objetivo? Diminuir as emissões sem prejudicar o prazer de condução. Um objetivo totalmente alcançado com as versões mild-hybrid do mais pequeno motor Ecoboost da gama Ford.

Ford Focus

No extremo oposto, para quem gosta de extremos, voltamos a encontrar o Focus ST, agora equipado com motor 2.3 Ecoboost de 280 cv. Uma versão que enaltece todas as características dinâmicas do Focus desde 1998.

Por dentro, o Ford Focus manteve o foco no espaço e no conforto. A quarta geração do Focus é a maior e mais espaçosa de sempre, tanto na versão berlina como na versão carrinha.

O sistema de infotainment oferece hotspot WIFI, o quadrante é agora 100% digital, temos leitor de sinais de trânsito, cruise-control adaptativo, travagem automática com deteção de peões, sistema de manutenção na faixa de rodagem, deteção de ângulo morto e alerta contra a fadiga.

O ano passado foram vendidas mais de 200.000 unidades do Focus. Ou seja, um novo Ford Focus é vendido a cada 135 segundos.

Uma história de sucesso que é repetida, ano após anos, desde 1998. Neste período de tempo, o Focus criou o seu próprio espaço, e redefiniu aquilo que podemos esperar de um familiar compacto. Mostrando que um carro deste segmento pode ser muito mais do que apenas isso.

Visita o configurador da marca e escolhe o teu próximo Ford Focus.

Ford Focus

A história continua. Qual é a geração que mais gostam?

Mostre o que sabe sobre a Ford

Responda corretamente às três perguntas de cada artigo deste Especial e habilite-se a ganhar uma experiência única com a Razão Automóvel e a Ford.

Habilite-se a uma experiência com a Ford e a Razão Automóvel

Complete a sua participação seguindo os próximos passos

1. Siga-nos nas redes sociais

2. Subscreva a nossa newsletter

Subscrever

3. Deixe-nos o seu email

Não se preocupe, os seus dados estão seguros connosco.
Consulte a nossa política de privacidade.

Razão Automóvel