Notícias Yagalet apresenta o carro que faz dos rios estradas. Alinhas?

Insólito

Yagalet apresenta o carro que faz dos rios estradas. Alinhas?

Já existem carros que andam na estrada, que andam pelos pisos mais inóspitos, até mesmo que voam! Então, porque não um que anda sobre a água?!…

Yagalet Prototype 2.0

Chama-se Yagalet Prototype 2.0 e é uma “invenção” de uma start-up russa com o mesmo nome — Yagalet. Assumindo-se, logo à partida, como um automóvel anfíbio, capaz de circular sobre a água.

Mais do que a capacidade de seguir viagem no elemento aquático, o Yagalet Prototype 2.0 destaca-se pela solução escolhida, e que permite transformar o desportivo, não numa espécie de barco, como acontece na maioria dos veículos anfíbios, mas num hovercraft.

Embora a viabilidade do negócio ainda esteja por determinar, a start-up russa tem já uma série de projetos na manga: um SUV, um MPV e até mesmo… uma casa! Tudo capaz de voar baixinho. Ainda que tudo a começar num protótipo de moto voadora, ainda em 2010.

Interrogações, também, quanto à forma de funcionamento da tecnologia. Com a Yagalet a revelar apenas que, uma vez chegado a uma superfície de água, o condutor apenas tem de acionar uma alavanca no interior da viatura, a qual despoleta uma “saia” flexível em redor do veículo, que infla, com a injeção de ar.

GAZ-16 1960
O veículo experimental russo GAZ-16, de 1960, foi uma das fontes de inspiração para a Yagalet e para o seu Prototype 2.0

Quanto à forma como o ar é “disparado” debaixo do carro, aquilo que o faz deslocar, ou até o modo de o direcionar, a start-up nada revela. Prometendo mais informações sobre o tema, lá mais para a frente, ao mesmo tempo que garante, desde já, que, uma vez convertido em hovercraft, o desportivo será capaz de circular, tanto em água, como em pântanos, gelo fino e neve profunda.

Aliás, a Yagalet faz questão de garantir que a sua solução possui mais vantagens que, inclusivamente, os hoje em dia muito falados carros voadores. Destacando, por exemplo, o facto de e ao contrário destes últimos, o Yagalet Prototype 2.0 não necessitar de qualquer licença especial para ser conduzido, à exceção da carta de ligeiros necessária para qualquer automóvel. Ou até mesmo a possibilidade destes condutores poderem escapar ao trânsito, entrando nas cidades pelos caudais de água.

Mas se estás a pensar em colocar o teu nome na lista de pretendentes a uma unidade, a partir do momento em que o Yagalet Prototype 2.0 entrar em produção, temos mais uma má noticia para ti: a start-up não avança qualquer data para iniciar o fabrico deste ambicioso meio de transporte — será que algum dia avançará?

Sabe esta resposta?
A partir de que ano é que foi fabricado o Fiat 500 Spiaggina?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fiat 500 Spiaggina, o derradeiro carro do verão
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Fiat 500 Spiaggina, o derradeiro carro do verão