Notícias Está a dar a volta ao mundo num elétrico e vai passar por Portugal

Volta ao Mundo

Está a dar a volta ao mundo num elétrico e vai passar por Portugal

Rainer Zietlow já tem oito recordes do Guinness, mas quer mais um. Desta vez, ao volante de um Volkswagen ID. Buzz, 100% elétrico.

Volkswagen ID. Buzz - volta ao mundo
© Volkswagen

Há mais um recorde há espera de ser batido, e, desta vez, o protagonista é um Volkswagen ID. Buzz. O objetivo? Estabelecer um novo recorde do maior número de países visitados numa só viagem com um veículo elétrico.

A missão está a cargo de Rainer Zietlow, um alemão de 55 anos e que já é detentor de oito recordes do Guinness. Esta nova aventura arrancou no dia 1 de julho, em Hanôver, na Alemanha, e deverá percorrer 75 países, incluindo Portugal, cuja «visita» está prevista para o dia 11 de julho.

Do oriente ao ocidente

O itinerário do Volkswagen ID. Buzz vai passar por todos os «cantos» do mundo: desde a Nova Zelândia (extremo oriental da rota) até Vancouver, no Canadá (extreme Norte do lado ocidental). A viagem deverá durar mais de oito meses, segundo os planos da equipa.

De acordo com o que se pode ler no comunicado, “Sempre que houver estradas, a equipa realizará esta viagem recorde exclusivamente ao volante do Volkswagen ID. Buzz, apenas recorrendo a travessias marítimas e às paragens necessárias para procedimentos aduaneiros”.

Descubra o seu próximo automóvel:

Um ID. Buzz (quase) como qualquer outro

O veículo utilizado, como mencionado acima, será a versão de produção do Volkswagen ID. Buzz, que vem equipado com uma bateria de 86 kWh, permitindo autonomias superiores a 400 km (ciclo WLTP). Em termos de potência, a marca declara 210 kW (286 cv) e uma velocidade máxima de 160 km/h.

No que diz respeito ao carregamento, este pode ser feito em corrente alternada (AC) até 11 kW, demorando 7,5 horas para repor a carga total, ou em corrente contínua (DC) até 200 kW, demorando 26 minutos dos 10% aos 80%.

O Volkswagen ID. Buzz vem ainda equipado com um carregador de bordo que permite receber corrente alternada de alta tensão (até 125 A) e convertê-la em corrente contínua, útil em locais onde o carregamento rápido (DC) não esteja disponível.

“Com esta bateria conseguimos percorrer trechos por zonas pouco povoadas ao longo do trajeto.”

Rainer Zietlow

Parceiros de viagem

Para esta viagem, Zietlow conta com o apoio da Elli (fornecedor de energia da Volkswagen) e da própria Volkswagen Veículos Comerciais, entre outros parceiros. “Estamos verdadeiramente impressionados com a coragem e o know-how de Rainer para se lançar numa volta ao mundo com o nosso veículo elétrico,” afirma Lars Krause, membro do Conselho de Administração da marca.

“Não sou um condutor da marca, conduzo por minha conta e risco, mas com o apoio dos meus parceiros”, explicou o recordista.

O plano logístico contempla também o fornecimento de peças sobressalentes ao longo do percurso, sempre que necessário. Segundo a Volkswagen, o ID. Buzz já está disponível em muitos dos países por onde a expedição irá passar, como a Indonésia, a Austrália, Taiwan, o Japão, os EUA e o Canadá.

Pode acompanhar aqui a localização atual da equipa e ir lendo os relatos das etapas já concluídas.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro Volkswagen Golf GTI Mk1?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Totalmente original. Conduzi o Volkswagen Golf GTI Mk1
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Totalmente original. Conduzi o Volkswagen Golf GTI Mk1