Volkwagen Golf VII GTI: «Concept» mas pouco

Volkwagen Golf VII GTI: «Concept» mas pouco

O modelo «pai» do conceito GTI tem lançamento previsto para a primavera de 2013.

Estas são as primeiras fotos oficiais do aclamado Volkswagen Golf VII GTI Concept. Com lançamento agendado para 2013, a revista alemã Autobild garante que este concept, que será apresentado dentro de dias no Salão de Paris, não deverá andar muito longe da versão final. Nós diríamos mais… Não está perto nem longe: é o próprio!

E se por fora as novidades trazidas por este «concept» são poucas, porque o look mantém-se muito próximo da geração anterior, debaixo do capôt também não há grandes motivos para excitações. O motor 2.0litros TFSI volta a marcar presença, com duas especificação. Uma normal com 220cv e outra, que integra um «pack sport», e debita mais 10cv.Nesta nova geração, a Volkswagen reclama para o Golf GTI um sprint dos 0-100km/h em somente 6.6segundos e 246km/h de velocidade máxima. Na versão «pack sport» (a tal com mais 10cv…) as coisa não melhoram muito. O Golf cumpre os 0-100km/h em menos 0.1segundos e atinge uns vertiginosos 4km/h a mais.

A carroçaria distingue-se das versões normais por intermédio da já normativa grelha hexagonal com a sigla GTI – que acompanha este modelo desde os seus primórdios – uns para-choques mais proeminentes, pinças de travão pintadas a vermelho, e uma traseira mais agressiva graças à presença de duas vistosas saídas de escape. No interior voltamos a encontrar o padrão «mesa de piquenique» nos bancos, bem como um volante e uma alavanca das mudanças alusivas a esta versão.

Agora é esperar que aos fãs do modelo agrade toda esta previsibilidade e tradição. Caso contrário, podem futuramente optar pelo mais radical Golf R. Modelo que ainda não foi apresentado.


Texto: Guilherme Ferreira da Costa