Notícias GTI, G60, R32, R. Todas as gerações dos Volkswagen Golf para entusiastas.

Video

GTI, G60, R32, R. Todas as gerações dos Volkswagen Golf para entusiastas.

Durante os seus 42 anos de vida, o Volkswagen Golf tem sido uma referência no segmento, e é atualmente o carro de maior sucesso e vendas da Volkswagen.

Volkswagen Golf R32 Ver vídeo

Muitos hatchbacks foram surgindo ao longo dos anos, mas poucos conhecerão o sucesso do Volkswagen Golf, que nos seus 42 anos de vida conheceu sete gerações.

Continua a servir de referência para um dos segmentos mais importantes, o segmento C. A cada 40 segundos é produzido mais um Volkswagen Golf, o que significa que se vendem que nem “pãezinhos quentes”.

No video podes acompanhar agora toda a sua evolução, sobretudo das versões focadas nas prestações, como os GTI — o primeiro surgiu em 1975, um ano após o lançamento do primeiro Golf —, que acabou por definir a receita para o entusiasmante nicho dos hot hatch.

O primeiro Volkswagen Golf GTI

O primeiro Volkswagen Golf GTI surgiu em 1975. Sem quaisquer dispositivos de eletrónica e compacto, pesava cerca de 800 kg. O peso ligeiro já permitia prestações de respeito para os modestos 110 cv debitados pelo 1.6 litros que o equipava (o filme refere, erradamente, um 2.0 litros de 16v).

Ao longo dos anos, conforme o Golf crescia, também o peso e potência das versões mais desportivas foram incrementando de forma a mantê-lo como uma referência no que diz respeito a acelerações e performance.

Volkswagen Golf gti mk1
A primeira geração do Volkswagen Golf GTI

Ainda hoje, o Golf GTI, é um dos hot hatch de tração dianteira mais reconhecidos. Mas Golf e performance não andaram apenas de mãos dadas com os GTI. Os Golf R32 trouxeram os motores V6, e tal como os anteriores Golf G60 Synchro, também vinham munidos de tração integral. Característica que se mantém nos Golf R dos nossos dias, que perderam o V6, mas ganharam um possante quatro cilindros turbo.

O filme revela também outras versões do Golf: o curioso Golf Country, capaz de aventuras fora de estrada e o mais recente e-Golf, que troca o motor de combustão interna por um elétrico.

VÊ TAMBÉM Ex-Stig ao volante das sete gerações do Volkswagen Golf GTI

Segunda geração

A segunda geração conheceu vários projetos. Uns apenas ambiciosos, outros para lá de megalómanos. Um deles foi o Golf bimotor desenvolvido pela Volkswagen para Pikes Peak, vê aqui.

A atual geração

Internamente a atual geração do Golf ficou apelidada de “geração sete e meio”, embora nada tenha ficado pela metade nesta renovação da 7ª geração. Vê aqui todos os detalhes desta atual geração, renovada em 2016.

Sabe esta resposta?
O que é a marca redonda e de cor que surge nos pneus novos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Os pneus novos têm uma marca redonda amarela. Porquê?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Os pneus novos têm uma marca redonda amarela. Porquê?