Notícias Só 6 carros foram mais rápidos que esta pick-up elétrica no Nürburgring

Recorde

Só 6 carros foram mais rápidos que esta pick-up elétrica no Nürburgring

A Ford levou a F-150 Lightning SuperTruck ao Nürburgring e conseguiu um feito notável: tornou-se num dos carros mais rápidos de sempre no circuito alemão.

Ford F-150 Lightning SuperTruck em Pikes Peak 2024
© Ford

Passou pouco mais de uma semana após a Ford impressionar com a sua super-Transit no Nürburgring. Mas a SuperVan 4.2 não foi a única estrela do dia, ao ter a companhia da Ford F-150 Lighthing SuperTruck, a super-pick-up elétrica da Ford que conquistou Pikes Peak em 2024.

E conseguiu ser ainda mais rápida, sempre com o incansável Romain Dumas aos comandos. O cronómetro parou aos 6min43,482s, quase cinco segundos a menos que a SuperVan 4.2 (6min48,393s), tornando esta pick-up elétrica no quinto protótipo mais rápido de sempre no «inferno verde».

E não podia faltar o vídeo para comprovar o feito:

O tempo é notável e fica a uma escassa décima de segundo do Porsche 911 GT2 RS Manthey Performance Kit (991.2), que conseguiu 6min43,300s em 2021.

Além do Porsche 911 (991.2) GT2 RS Manthey Performance Kit (de produção), melhor que a Ford F-150 Lightning SuperTruck no Nürburgring temos (por ordem descendente) o Mercedes-AMG One de produção e os protótipos Lotus Evija X, Xiaomi SU7 Ultra Prototype, Volkswagen ID.R e Porsche 919 Hybrid EVO. Os 5min19,546s do Porsche 919 continuam a ser o tempo mais rápido de sempre alguma vez obtido no Nürburgring.

A derradeira prova de fogo

A Ford sublinha que estes tempos não são apenas para as manchetes. O Nürburgring é o derradeiro circuito de testes, que exige tudo da máquina. É um verdadeiro laboratório ao ar livre. Não é à toa que tantos construtores o usem para desenvolver novos modelos que não precisam de ser de alta performance.

O Nürburgring ensinou à Ford lições valiosas em aerodinâmica, gestão térmica e durabilidade das baterias. Ensinamentos que irão chegar aos modelos de produção, como faz questão de realçar Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance: “Se a nossa tecnologia aguenta seis minutos de Nürburgring, sabemos que aguentará anos de utilização real”.

Ford SuperVan 4.2 e F-150 Lightning Supertruck com equipa, após terem obtido os tempos no Nürburgring
© Ford Um dia, dois tempos incríveis para o duo de super-elétricos da Ford: a SuperVan 4.2 e a F-150 Lightning SuperTruck.

Os números da Ford F-150 Lightning SuperTruck

Tal como a SuperVan, a SuperTruck, apesar de referenciar a popular pick-up F-150, não herda nada do modelo de produção. Este protótipo foi feito com objetivos claros: ganhar corridas e bater recordes.

Para isso conta com três motores elétricos capazes de entregar cerca de 1600 cv e o binário (às rodas) pode variar entre 1200 Nm e 3000 Nm no eixo dianteiro e entre 4000 Nm e 8000 Nm no eixo traseiro, dependendo da relação de transmissão.

A aerodinâmica impressiona, nem que seja só pela asa traseira gigante que ostenta. O aparato é capaz de 2722 kg (6000 lb) de força descendente (downforce) a 242 km/h.

A velocidade máxima pode, teoricamente, superar os 320 km/h — no vídeo, para esta volta, não foi além dos 262 km/h, consequência da configuração. Mas chega lá com uma facilidade desconcertante. Para travar tudo isto a Ford F-150 Lightning SuperTruck conta com discos de carbono-cerâmica.