Notícias Toyota GT86. Nova geração para 2021 e com mais motor

Antevisão

Toyota GT86. Nova geração para 2021 e com mais motor

Em comercialização desde 2012, o atual Toyota GT86 deverá dar a conhecer nova geração em 2021. Os clamores por mais potência foram finalmente ouvidos, com a substituição do 2.0 litros atual por outro bloco de maior cilindrada.

Toyota GT86

A notícia é avançada pelo diário japonês The Japan Times que, citando um relatório interno do fabricante, neste momento a dúvida permanece apenas relativamente ao uso ou não de um turbocompressor. Porque quanto ao bloco que será usado não parece haver dúvidas: será usado à mesma um quatro cilindros boxer, mas agora com 2.4 litros

As interrogações derivam do facto de este propulsor já existir, turbocomprimido, no Subaru Ascent comercializado no mercado norte-americano. Neste caso a debitar 260 cv de potência e 376 Nm de binário. Mas será desta que o GT86/BRZ aderem à sobrealimentação?

As informações entretanto apuradas também falam num centro de gravidade mais baixo. Algo que, entre outras possibilidades, levanta a hipótese do futuro Toyota GT86 poder surgir com uma nova plataforma.

Novo motor, nova plataforma?

Em declarações recentes à Autocar, o próprio engenheiro-chefe da Toyota, Tetsuya Tada, salientava que, só partindo de uma nova plataforma, quer o Toyota GT86, quer o irmão-gémeo Subaru BRZ, poderiam pensar numa motorização turbo. Uma vez que, com a atual, o carro acabaria por não conseguir corresponder aos standards de desempenho fixados pelo próprio fabricante.

RELACIONADO: Turbo no Toyota GT86? Não nesta geração, palavra do seu criador

A concepção da nova geração dos dois coupé deverá seguir moldes semelhantes aos atuais, cabendo à Subaru grande parte do desenvolvimento, como será a responsável pela produção de ambos os modelos na sua fábrica, em Gunma, no Japão.

O que também leva a crer que as duas novas gerações, tanto do Toyota GT86, como do Subaru BRZ, possam surgir no mercado praticamente em simultâneo.

Sabe esta resposta?
Qual o binário do atual BMW M2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW M2 Competition “apanhado” antes do tempo
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

BMW M2 Competition “apanhado” antes do tempo