Notícias Toyota anuncia baterias de estado sólido já para 2022

Elétrico

Toyota anuncia baterias de estado sólido já para 2022

A Toyota anunciou algo que é prometido e desejado há muito: elétricos com baterias de estado sólido, já no início da próxima década.

Toyota EV - elétrico

Não deixa de ser algo irónico que seja a Toyota a anunciar a comercialização baterias de estado sólido para veículos elétricos, já no início da próxima década. A marca japonesa esteve sempre reticente em avançar para os veículos 100% elétricos a baterias. Até recentemente a Toyota defendeu a via dos híbridos e dos fuel-cell como o caminho para o futuro do automóvel.

Mas no ano passado, de forma algo surpreendente, a Toyota anunciou a criação de uma nova divisão, dirigida pessoalmente pelo próprio presidente da Toyota, Akio Toyoda, para desenvolver e comercializar veículos 100% elétricos.

Agora, caso se confirme, a Toyota poderá tornar-se no primeiro construtor a introduzir baterias de estado sólido. Estas são um passo fundamental para a evolução e até democratização do automóvel elétrico, garantindo autonomias superiores e tempos de carregamento substancialmente menores.

A diferença para as baterias de iões de lítio atuais reside no recurso a um eletrólito sólido em vez de líquido. Eletrólito é o meio pelo qual são transportados os iões de lítio entre o ânodo e o cátodo. A procura por um eletrólito sólido reside nas suas vantagens relativamente aos líquidos, não só em questões de capacidade e carregamento, como até no que toca à segurança. Baterias que podem explodir será coisa do passado.

As vantagens de um eletrólito sólido são evidentes, mas até agora, pelo que se sabia, a tecnologia ainda se encontra em fase de laboratório, com a sua aplicação na indústria automóvel à distância de 10-15 anos. Como exemplo, também a BMW já tinha anunciado estar a desenvolver baterias de estado sólido, com o intuito de as produzir em grande escala lá para 2027.

Segundo a Autonews, que cita um jornal japonês, a introdução deste novo tipo de baterias aconteceria com um novo veículo elétrico, assente sobre uma nova plataforma. A Toyota não confirma futuros lançamentos, mas Kayo Doi, porta-voz da marca, reforçou as intenções da Toyota em comercializar baterias de estado sólido já no início da próxima década.

Primeiro elétrico Toyota está quase a chegar

Entretanto, a marca japonesa prepara-se para lançar o seu primeiro veículo 100% elétrico já em 2019, que será produzido na China. Segundo os últimos rumores, tudo aponta para que este novo veículo elétrico seja baseado no C-HR. O crossover será devidamente alterado para poder acomodar não só o motor elétrico como as baterias, que deverão estar posicionadas sob o chão do habitáculo.

E claro, para já, as baterias serão de iões de lítio, como os restantes elétricos.