Toyota 86Q – A «versão desportiva» do Daihatsu Midget III

Toyota 86Q – A «versão desportiva» do Daihatsu Midget III

Este podia ser mais um artigo a especular sobre o futuro incerto do Toyota GT-86 mas as imagens são demasiado óbvias para estarmos com isso…

Ao contrario dos chineses, os japoneses são talvez o povo com mais criatividade tecnológica per capita no mundo. Arrisco-me até a dizer que se não fossem os japoneses, talvez não estaria aqui hoje a escrever este artigo. Os Homens levaram com duas bombas atómicas, comem terramotos ao pequeno almoço, são presenteados com tsunamis devastadores e ainda têm de gramar com as dezenas de vulcões ativos espalhados por todo o pais… mas o mais incrível, é que no meio de toda esta aventura, conseguem arranjar tempo para inventar algumas das melhores inovações tecnológicas deste planeta. Espantoso…

Toyota

Agora que já vos demonstrei a minha forte admiração pelo povo japonês, está na altura de vos mostrar aquilo que poderia ser a caricatura viva do Toyota GT-86. Senhoras e Senhores, apresento-vos o Toyoya 86Q!

Não. Não é a versão turbo ou híbrida do GT-86 de que tanto se fala ultimamente. Esta é mais precisamente a «versão desportiva» do pequeno Daihatsu Midget III. Pode não parecer, mas isto em tempos foi um Daihatsu… A criação foi apresentada no ano passado no Toyota Engineering Society Festival 2012 e no vídeo abaixo vão poder ver como a transformação do Daihatsu para Toyota é super simples e rápida – para os engenheiros, claro.

Basicamente, os engenheiros quiseram mostrar como eram capazes de fazer uma alteração algo complexa de uma forma eficaz e nada demorada. Quanto ao facto do ‘bodykit‘ ser de um Toyota GT-86, não passou tudo de uma manobra de marketing da Toyota. E vistas bem as coisas, a Pixar ganhou ainda uma excelente sugestão para a próxima estrela do seu filme Cars. Fiquem com o impressionante e veloz processo de modificação:

Texto: Tiago Luís