Renault TwinRun: O herdeiro do Renault 5 Turbo?

Renault TwinRun: O herdeiro do Renault 5 Turbo?

Será que o mundo vai conhecer o sucessor do Renault 5 Turbo? Conheçam o Renault TwinRun.

A Renault tem sido uma das marcas que melhores Hatchbacks tem lançado no mercado nos últimos anos. Podemos falar do Renault Megane RS, do Renault Clio RS, do Renault Clio V6 ou recuar até à década de 90 e encontrar o não menos impressionante Renault Clio Williams.

Mas se quisermos ir mesmo ao «nervo» da questão vamos ter de recuar um pouco mais: até aos loucos anos 80. Altura em que a marca francesa lançava um modelo que marcou gerações e que nunca mais foi esquecido pelos amantes de automóveis. Falamos – como já adivinharam… – do Renault 5 Turbo. Um modelo que tinha tudo: baixo peso, motor central, tração traseira e um motor turbo capaz de nos colar os olhos à nuca.

Para usufrui deste cardápio tecnológico os únicos requisitos exigidos eram: talento e nervos de aço.

renault 5 turbo twinrun 2

Felizmente, parece que as nossas saudades do Renault 5 Turbo se estendem também à marca francesa. As fotos espia que vos mostramos monstram o concept Renault TwinRun, um modelo que nós acreditamos ser um revivalismo do louco «5 Turbo».

Vejam o vídeo e confirmem se vocês também tiram as mesmas conclusões que nós. Pela largura das vias traseiras e perfil da carroçaria acreditamos que se trata de um modelo de motor central e pela dinâmica do Renault TwinRun é muito provavel que seja de tração traseira. Quanto ao som – épico… – apostamos numa unidade de quatro cilindros turbo.

Com o anúncio de que a histórica marca Alpine regressará ao mercado para dar nome aos modelos mais desportivos da Renault, pode ser que este protótipo chegue à produção como uma espécie de Twingo Alpine, herdeiro do espirito Renault 5 Turbo. Até lá mantenham os dedos cruzados!

Texto: Guilherme Ferreira da Costa