Notícias Mercedes-AMG GT XX elétrico já bate recordes

Recorde

Mercedes-AMG GT XX elétrico já bate recordes

O Mercedes-AMG Concept AMG GT XX é o protótipo que antecipa os futuros AMG elétricos, e a sua prestação já está a dar que falar.

© Mercedes-Benz

O novo Mercedes-AMG GT 100% elétrico ainda não foi revelado, mas o Concept AMG GT XX, o protótipo que o antecipa, já começou a bater recordes.

A «super-berlina» germânica estabeleceu um novo máximo de distância para um carro elétrico, ao percorrer 5479 km em 24 horas, superando os 3960 km registados pelo XPeng P7 no início deste mês, os 3944 km do Xiaomi YU7 e os 3717 km do Mercedes-Benz CLA. Este feito foi alcançado na pista de testes de Nardò, em Itália.

Uma volta ao mundo?

Mas este não foi o recorde mais impressionante na pista. Dos 25 recordes batidos pelo protótipo, o destaque vai para o facto do AMG GT XX ter percorrido 40 075 km — o equivalente a uma volta ao mundo — em menos de oito dias. Para sermos mais exatos, em 7 dias, 13 horas, 24 minutos e 07 segundos.

Fotografia de equipa do recorde alcançado de 40 075 km
© Mercedes-Benz O programa exigiu 3177 voltas no circuito de Nardò, com 12,68 km de extensão. 

O objetivo era demonstrar o desempenho superior do sistema de propulsão elétrica AMG em longas distâncias. Para isso, o Concept Mercedes-AMG GT XX foi desafiado a percorrer o maior número de quilómetros possível no menor tempo, simulando condições de máximo esforço tanto para os motores como para a bateria.

O protótipo manteve assim uma velocidade média de 300 km/h, parando apenas para carregar a potências «astronómicas» de 850 kW (muito além do que aquilo que a infraestrutura de carregamento atual pode fornecer).

Apesar de ser capaz de atingir velocidades superiores, a velocidade média de 300 km/h não foi conseguida por acaso. Este valor resultou de simulações e ensaios prévios, que apontaram este ritmo como o equilíbrio ideal entre velocidade em pista e número de carregamentos, permitindo o menor tempo possível.

Descubra o seu próximo automóvel:

Esta proeza foi conseguida, não por um, mas por dois carros (com 25 km de diferença) e uma equipa de 17 pilotos profissionais vindos do programa de competição GT3 da Mercedes-AMG, entre os quais George Russell, piloto de Fórmula 1.

A operação envolveu ainda mais cem operacionais, incluindo engenheiros, técnicos de pista, pessoal de logística e uma equipa de “controlo de missão” a partir da sede da Mercedes-AMG em Affalterbach, na Alemanha.

Números do AMG GT XX

Segundo Michael Schiebe, diretor-executivo da Mercedes-AMG, o segredo do desempenho do Concept AMG GT XX esteve no seu sistema de propulsão avançado, baseado numa arquitetura elétrica de 800 V, capaz de aceitar potências de carregamento entre 850 kW e 900 kW. Isto permitiu paragens extremamente curtas.

O protótipo está equipado com dois motores elétricos de fluxo axial no eixo traseiro e um terceiro no dianteiro, resultando numa potência combinada de 1000 kW (1360 cv).

A bateria de células cilíndricas, desenvolvida com o apoio da divisão de Fórmula 1 da marca, possui 114 kWh de capacidade e utiliza um sistema imerso em óleo.

© Mercedes-Benz Posto de carregamento do Mercedes-AMG Concept AMG GT XX

De acordo com a Mercedes-AMG, esta tecnologia permite sustentar taxas de carregamento extremamente elevadas sem degradação. Resultado? Até 400 km de autonomia em apenas cinco minutos.

“Para os clientes dos nossos futuros modelos elétricos, isto significa que terão um verdadeiro AMG, sem concessões.”

Michael Schiebe, duretir-executivo da Mercedes-AMG

O Concept Mercedes-AMG GT XX não é um modelo de produção, mas ilustra a estratégia da marca de Estugarda em validar tecnologias antes da estreia da plataforma AMG.EA, que servirá de base aos futuros Mercedes-AMG 100% elétricos, entre eles um «super-SUV» com mais de 1000 cv.

Sabe esta resposta?
Que motorização chegou a estar prevista para o Mercedes-Benz Classe S (W140), mas nunca foi produzida?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

V12 não basta. Havia planos para um Classe S W140 com um colossal W18