Notícias Portugal está a produzir menos automóveis em 2025

Produção

Portugal está a produzir menos automóveis em 2025

Mesmo com um crescimento de 27% no mês de junho, o primeiro semestre de produção de automóveis em Portugal fechou com um valor negativo.

© Volkswagen

A produção automóvel em Portugal voltou a crescer em junho, mas o aumento registado não chegou para recuperar a queda do primeiro semestre.

No sexto mês do ano saíram das linhas de montagem nacionais 32 829 veículos, o que representa um crescimento expressivo de 27% face a junho de 2024.

Ainda assim, o balanço dos primeiros seis meses do ano, com um total de 177 825 veículos produzidos, traduz-se numa descida marginal de 0,8%, quando comparado com o mesmo período no ano passado.

Linha de produção Mangualde
© Stellantis Os veículos comerciais ligeiros do Grupo Stellantis continuam a ter um bom ritmo de produção na fábrica de Mangualde.

Esta descida deve-se essencialmente aos valores inferiores de produção de veículos ligeiros de passageiros, que caiu em 3,8%, para as 139 468 unidades. A produção de veículos pesados teve uma queda muito mais expressiva, de 18,2%, traduzindo-se em apenas 1727 unidades.

Em sentido inverso ficou a produção de veículos ligeiros de mercadorias, que registou um aumento de 13,8%, ou seja, um total de 36 630 unidades produzidas.

O principal destino dos automóveis produzidos em Portugal continua a ser a Europa, com um valor total de 88%. Entre os mercados de maior relevo estão a Alemanha (21,3%), Itália (11,7%), França (10,6%), Turquia (10,4%) e Espanha (9,5%).

No total, 97,3% da produção automóvel em Portugal têm como destino a exportação, confirmando o peso estratégico do setor na balança comercial nacional.

Montagem de veículos pesados continua a cair

Ainda que menos expressiva em termos de volume, a montagem de veículos pesados em Portugal mantém um ritmo de queda acentuada. No primeiro semestre deste ano, foram montados apenas 111 veículos, todos eles destinados ao transporte de passageiros. Um valor que representa uma descida de 27,5% face ao período homólogo de 2024.

Se nos restringirmos ao mês de junho, a descida é de 18,2%, resultado de terem sido montados apenas 18 veículos pesados. Ainda assim, quase todos (96,4%) tiveram a exportação como destino, 89,7% enviados para a Alemanha e 10,3% para o Reino Unido.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo a recorrer a um motor Diesel de injeção direta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos