Notícias Abasteça para a semana. Gasolina deverá ter queda de preço expressiva

Combustíveis

Abasteça para a semana. Gasolina deverá ter queda de preço expressiva

Não é só a gasolina que deverá descer de preço para a semana. O gasóleo também vai ficar mais barato, ainda que a descida seja inferior.

Abastecimento de combustível
© Engin Akyurt / Unsplash

Se nesta semana vimos o preço da gasolina dar um salto grande — quase três cêntimos por litro —, a boa notícia é que na próxima semana deverá ter um tombo semelhante: menos 3,5 cêntimos por litro é o que indicam as previsões do setor.

O gasóleo, que já tinha baixado marginalmente de preço esta semana, também verá o seu preço descer para a próxima, em 1,5 cêntimos por litro.

Contas feitas, caso as previsões se cumpram, o preço médio da gasolina simples 95 deverá fixar-se nos 1,671 €/l, enquanto o do gasóleo simples deverá fixar-se nos 1,571 €/l.

O cálculo do preço dos combustíveis tem por base os valores divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Neste caso, os referentes à passada quinta-feira, dia 7 de agosto.

Os valores apresentados pela DGEG já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras, bem como as medidas do Governo atualmente em vigor.

Ainda assim, importa notar que estes não são os preços que vai encontrar nos postos de abastecimento, mas sim valores médios e indicativos. Os revendedores têm a liberdade para praticarem os preços que entenderem.

Medidas do governo em vigor

Mantêm-se em vigor, desde 2022, as medidas do governo para mitigar o aumento do preço dos combustíveis, que incidem, sobretudo, sobre o valor do ISP.

Pessoa a abastecer carro com gasolina
© Bernd Schray

O valor do ISP subiu este ano em três cêntimos por litro, mas devido à descida do valor da taxa de carbono, não houve alterações à carga fiscal sobre os combustíveis.

Por isso, o somatório de todos os «descontos fiscais» dá 17,6 cêntimos a menos por litro de gasóleo e 19,2 cêntimos por litro de gasolina.