Notícias Regressa o calor e os aumentos no preço dos combustíveis

Combustíveis

Regressa o calor e os aumentos no preço dos combustíveis

Depois da ligeira descida na semana passada, o preço dos combustíveis voltou a subir esta semana. Saiba quanto.

Pessoa a abastecer carro com gasolina
© Bernd Schray

Apesar da ligeira descida do preço dos combustíveis na semana passada, esta semana (14 de julho) arranca novamente com um agravamento dos valores praticados.

Tal como previsto na passada sexta-feira, dia 11 de julho, tanto a gasolina simples como o gasóleo simples ficaram mais caros: 1,4 cêntimos por litro e 2,6 cêntimos por litro, respetivamente (Fonte: Mais Gasolina).

Com estas alterações, o preço médio da gasolina simples subiu para 1,687 €/l, enquanto o do gasóleo simples se fixa agora nos 1,6 €/l.

Nas principais gasolineiras, a BP e a Galp aumentaram o preço do gasóleo simples em 3,5 cêntimos por litro, enquanto a Repsol subiu 2,5 cêntimos por litro.

No caso da gasolina simples, a Repsol e a BP aplicaram um aumento de dois cêntimos por litro, ao passo que a Galp subiu um pouco menos, em 1,5 cêntimos por litro.

A base de cálculo para o preço dos combustíveis, como habitual, são os valores divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Neste caso, os referentes à passada sexta-feira, dia 11 de julho.

Os valores apresentados pela DGEG já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras, bem como as medidas do Governo atualmente em vigor. No entanto, é necessário reforçar que estes são apenas os valores médios e indicativos, podendo diferir dos que se encontram nos postos de combustível.

Medidas do governo em vigor

Mantém-se em vigor, desde 2022, as medidas do governo para mitigar o aumento do preço dos combustíveis, que incidem, sobretudo, sobre o valor do ISP.

Posto de combustível
© Pedro Alves / Razão Automóvel

O valor do ISP subiu este ano em três cêntimos por litro, mas devido à descida do valor da taxa de carbono, não houve alterações à carga fiscal sobre os combustíveis.