Notícias Vai abastecer? Semana começa com descida no preço dos combustíveis

Combustíveis

Vai abastecer? Semana começa com descida no preço dos combustíveis

Primeira semana de junho arrancou com descida no preço dos combustíveis, ainda que de forma muito ligeira. Veja os números.

abastecimento de combustível
© Wassim Chouak / Unsplash

A par das temperaturas, a primeira semana de junho começa com uma descida no preço dos combustíveis, em linha com o previsto na sexta-feira passada, ainda que com algumas surpresas.

A começar pelo preço médio da gasolina simples, que desceu 0,5 cêntimos por litro, enquanto o preço médio do gasóleo simples, ao contrário do que se esperava, desceu 0,4 cêntimos por litro (Fonte: Mais Gasolina). As previsões da semana passada não indicavam qualquer alteração no preço deste último.

Posto isto, o preço médio da gasolina simples fixa-se, agora, nos 1,676 €/l, enquanto o do gasóleo simples desceu para 1,514 €/l.

Nas principais gasolineiras, a Repsol e a BP desceram o preço da gasolina simples em um cêntimo por litro, enquanto a Galp reduziu meio cêntimo. Já o preço médio do gasóleo simples baixou meio cêntimo por litro na BP e na Galp, e um cêntimo na Repsol.

A base de cálculo para o preço dos combustíveis, como habitual, são os valores divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Neste caso, os referentes à passada sexta-feira, dia 30 de maio.

Os valores apresentados pela DGEG já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras, bem como as medidas do Governo atualmente em vigor. No entanto, é necessário reforçar que estes são apenas os valores médios e indicativos, podendo diferir daqueles que se encontram nos postos de combustível.

Medidas do governo em vigor

Mantém-se em vigor, desde 2022, as medidas do governo para mitigar o aumento do preço dos combustíveis, que incidem, sobretudo, sobre o valor do ISP.

Totem de posto de combustível
© André Mendes / Razão Automóvel

O valor do ISP subiu este ano em três cêntimos por litro, mas devido à descida do valor da taxa de carbono, não houve alterações à carga fiscal sobre os combustíveis.

Por isso, o somatório de todos os «descontos fiscais» resulta em 17,6 cêntimos a menos por litro de gasóleo e 19,2 cêntimos por litro de gasolina.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Volkswagen Golf ganhou o troféu de Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen Golf. Vencedor do troféu Carro do Ano 2004 em Portugal