O novo Citroën C3 é irreverente e tem os olhos postos no futuro

O novo Citroën C3 é irreverente e tem os olhos postos no futuro

A terceira geração do Citroën C3 integra elementos chave da nova linha de design da marca francesa.

Personalidade forte e um estilo moderno. Assim se define o novo Citroën C3, apresentado hoje pela marca francesa. O best-seller da Citroën – que representa cerca de um em cada cinco unidades da marca vendidas na Europa – adota uma aparência colorida, irreverente e vanguardista, seguindo as pisadas dos últimos modelos, em particular do C4 Cactus.

De facto, o design é sem dúvida o ponto forte desta nova geração, que se inspira na atual filosofia de design da Citroën. Por fora, o Citroën C3 impõe-se com uma assinatura luminosa horizontal em LED na parte inferior do capot e um novo tejadilho panorâmico em vidro (em branco, preto ou vermelho). Mas o grande destaque são as proteções laterais em plástico nas portas – mais conhecidas por Airbumps – e os pára-choques na traseira e dianteira, que contribuem para uma aparência mais musculada e aventureira.

“A sua forte personalidade e o seu conforto saberão seduzir novos clientes, em busca de caráter e de modernidade, rejuvenescendo a imagem da marca.”

Linda Jackson, CEO da Citroën

Copyright William Crozes @ Continental Produtions

VEJAM TAMBÉM: Conhece ao pormenor a suspensão «revolucionária» da Citroën

No interior, a marca francesa optou por uma disposição simples e minimalista de todos os componentes do habitáculo – o novo Citroën C3 foi desenhado sem dar lugar a concessões em termos de conforto, outro dos trunfos da marca. Além de uma rigidez estrutural melhorada, o novo utilitário permite muitas possibilidades de personalização (36 combinações de cores) e várias tecnologias de assistência e segurança, como o sistema de navegação, câmara de marcha-atrás e sistema de vigilância do ângulo morto.

Ao nível das motorizações o Citroën C3 será oferecido com um motor 1.2 PureTech de 3 cilindros a gasolina com 68, 82 ou 110 cv de potência, enquanto que a oferta a Diesel passa por um motor 1.6 BlueHDi de 75 ou 100 cv. Ambos os motores estão disponíveis com caixa manual ou transmissão automática de seis velocidades. O Citroën C3 irá marcar presença no Salão de Paris, que decorre de 1 a 16 de outubro, antes do lançamento para o mercado nacional, que deverá acontecer ainda este ano.

Citroën C3 (12)

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter