Novo BMW X5 2014 desvendado

Novo BMW X5 2014 desvendado

A terceira geração do BMW X5 chegou. Lançado em pela primeira vez em 1999 o BMW X5 2014 renova os argumentos para manter a liderança global no segmento nos próximos anos. Novos padrões em termos de design, potência, espaço, luxo e prazer são as premissas desta 3ª geração.

Sem romper em termos estilísticos com o modelo que no final deste ano cessa funções, a marca bávara prepara-se para lançar no próximo ano um novo BMW X5. As fotos finais acabam de ser divulgadas na internet e confirmam esta nossa notícia no inicio do ano. Nesta terceira geração, há como dissemos um continuidade estilística, patente na silhueta elegante que é coadjuvada por umas cavas de rodas atleticamente moldadas e linhas horizontais vincadas.

Os interessados podem agora escolher entre duas versões de equipamento, Luxury e Sport, onde poderão combinar as características exteriores e interiores de acordo com o seu «lifestyle», seja mais dinâmico ou calmo à escolhas à medida de todos. Para uma experiência ainda mais exclusiva estarão disponíveis diversos pack’s de equipamento entre os quais, suspensão adaptativa vocacionada para o conforto e ainda uma suspensão adaptativa M ( mais desportiva) vocacionada para o prazer de condução.

Novo BMW X5

Direção Assistida Eléctrica para todas as variantes do modelo e como opcional uma direcção activa, já usada em diversos modelos da marca. Estará disponível também o sistema BMW Parking Assistant, função que quando activada localiza um lugar de estacionamento automaticamente estaciona o veículo.

Interior

O aumento da amplitude, a posição de condução elevada e o painel de instrumentos low-set com linhas horizontais que se estende até à porta redobram a sensação de luxo e qualidade do novo BMW X5. O sistema iDrive apresenta-se agora, à semelhança dos modelos mais recentes da marca, com um ecrã de grandes proporções (10.25”) não incorporado totalmente no tablier.

Os bancos traseiros dobram-se individualmente (40:20:40) e a bagageira têm capacidade entre 650 – 1870 litros dependendo da utilização da terceira fila de bancos. Operação automática porta traseira de série sendo que agora também pode ser aberta e fechada por controlo remoto.

Motorizações

No lançamento deste novo modelo estarão apenas disponíveis três motorizações: BMW X5 xDrive50i, o BMW X5 xDrive30d e o magnifico BMW X5 M50d que recorre a um motor de seis cilindros em linha diesel tri-turbo.

Em dezembro de 2013, serão introduzidas novas motorizações: o BMW X5 xDrive40d, BMW X5 xDrive35i e a novidade, o BMW X5 xDrive25d (tração às 4 rodas) e sDrive25d (com emissões de CO2 de apenas 149 g/km e consumo reduzidos) será acrescentado à gama.

Para melhorar os consumos e diminuir a emissão de C02 em toda a gama BMW X5, a marca bávara reduziu em cerca de 170kg o peso total do conjunto e trabalhou na aerodinâmica em torno da carroçaria para reduzir o arrasto aerodinâmico e aumentar o coeficiente de penetração. Soluções que aliadas a uma caixa de velocidades automática de oito velocidades e às tradicionais medidas EfficientDynamics como a função Auto-Start-Stop e o modo ECO PRO, permitem que o BMW X5 consiga a classificação EU6 (obrigatória para 2015).

Novo BMW X5

Em relação ao motor da versão BMW X5 xDrive50i, equipa uma unidade V8 TwinPower Turbo de 4.4 litros com 450cv, que combina dois turbos com a precisão da injecção directa e o sistema Valvetronic. Com 650Nm disponíveis às 2.000rpm, atinge os 100km/h em apenas 5 segundos, e uma velocidade máxima de 250Km/h com consumos médios de apenas 10.5l/100Km, uma melhoria de 2l aos 100Km.

O BMW X5 xDrive30d consegue gerar 258cv de um motor 3.0 litros de 6 cilindros em linha TwinPower Turbo de geometria variável e injeção direta common rail. Capaz de debitar 560Nm a partir das 1.500rpm e atingir os 100Km/h em apenas 6.9 segundos. Atinge os 230Km/h e apresenta consumos na ordem dos 6.2l/100Km (1.2 litros aos 100Km de poupança)

O porta estandarte dos motores diesel será a versão BMW X5 M50d, equipada com um motor 3.0 litros com três turbos de alta pressão, geometria variável e injeção direta common rail, tudo isto para extrair 381cv de potência máxima e 740Nm às 2.000rpm. Este motor é capaz de cumprir os 0 aos 100Km/h em 5.3 segundos ao mesmo tempo apresenta, segundo a marca, consumos de apenas 6.7 litros por cada 100Km percorridos. Fique com os vídeos de apresentação:


Closer look.


Exterior


Interior

Texto: Marco Nunes