Notícias Diesel com 10 anos já não entram nestas cidades espanholas

Mobilidade

Diesel com 10 anos já não entram nestas cidades espanholas

Várias cidades espanholas já começaram a aplicar restrições à circulação de carros Diesel com 10 anos ou mais. E outras vão seguir-lhes o exemplo.

SEAT Leon TDI, traseira
© SEAT

Mais de nove milhões de veículos que circulam em Espanha — mais de 30% do parque automóvel circulante — já começaram a ser visados por novas restrições de circulação em zonas urbanas de algumas cidades.

Em causa estão os veículos de etiqueta B da DGT (Dirección General de Tráfico) que, além de incluirem os Diesel matriculados entre 2006 e 2015, também inclui os carros a gasolina matriculados entre 2001 e 2006 e os pesados de mercadorias e passageiros com matrícula após 2006 (com exceções).

Madrid (na sua zona central), Getafe e Estepona foram das primeiras cidades a impor restrições de circulação a estes veículos.

Mas foi Bilbao quem deu o passo mais contundente: desde este verão, os Diesel com mais de 10 anos estão proibidos de circular nas ZBE (Zonas de Baixas Emissões) da cidade nos dias úteis, entre as 07h00 e as 20h00. As contraordenações são consideradas graves e podem custar até 200 euros.

Mais cidades preparam restrições

Málaga e Palma de Maiorca já anunciaram a implementação de proibições semelhantes a partir de janeiro de 2027. E a Catalunha prepara-se para dar o passo mais ambicioso de todos: banir todos os veículos com etiqueta B não só das ZBE das suas cidades, mas de toda a região autónoma.

A medida integra o novo Plano de Qualidade do Ar da Generalitat e poderá entrar em vigor já em 2026, caso se verifiquem episódios de elevada poluição. A Catalunha concentra algumas das cidades mais populosas do país e, até 2028, pelo menos 23 municípios deverão aplicar a proibição. San Sebastián também se juntará nessa altura.

Estas restrições são impulsionadas pela Lei do Clima espanhola, que obriga todos os municípios com mais de 50 mil habitantes — ou 20 mil com problemas de qualidade do ar — a criar Zonas de Baixas Emissões. Cidades que não o fizerem arriscam-se a perder apoios do Estado central, incluindo subsídios para transportes públicos.

Com mais de nove milhões de veículos com etiqueta B ainda em circulação, a mudança terá impacto direto em milhões de condutores.

Estas restrições à circulação em zonas urbanas são apenas o início. Vários municípios já começaram a anunciar restrições aos veículos com etiqueta C, que já incluem carros a gasolina matriculados a partir de 2006 e Diesel desde setembro de 2015, ou seja, com menos de 10 anos. O que engloba mais de 10 milhões de veículos, mais de um terço de todo o parque circulante espanhol.