Mitsubishi Lancer Evolution X Final Edition: o último adeus

Mitsubishi Lancer Evolution X Final Edition: o último adeus

Dos ralis para as estradas. Chegou a hora de dizer adeus ao Mitsubishi Lancer Evolution X, o fim de uma linhagem vencedora.

Ao fim de 23 anos e de 10 gerações, chegou ao fim o reinado do aclamado Mitsubishi Lancer Evolution. A marca nipónica decidiu terminar a produção do Mitsubishi Lancer Evolution X, anunciando em simultâneo que não irá lançar um substituto directo do modelo – o próximo Evolution deverá assumir o formato de um SUV. Sim, de um SUV…

RECORDEM: Ayrton Senna: a volta de uma vida | Uma lição de condução

mitsubishi evolution x final edition 4

Para assinalar o fim da era Mitsubishi Lancer Evolution tal qual a conhecemos, a marca nipónica decidiu que últimas 1000 unidades do Evolution X tinham de ser ainda mais especiais, lançando assim a Final Edition (nas imagens). Uma versão destinada exclusivamente ao mercado nipónico, limitada a 1000 unidades, equipada com alguns goodies de relevo, entre eles: suspensões Bilstein, molas Eibach, assentos Recaro, discos da Brembo e uns preciosos tweaks no motor que devem fazer a unidade 2.0 Turbo MIVEC superar os 300cv de potência.

Um modelo que durante anos foi o mais próximo que qualquer um de nós podia estar de possuir um carro do Mundial de Ralis na sua garagem. A base do Lancer Evolution de ralis era a mesma da versão de produção. Inclusive, grande parte das soluções técnicas adoptadas derivavam dos conhecimentos adquiridos pela Mitsubishi na competição. Posto isto, segurem as lágrimas e digam adeus ao Mitsubishi Lancer Evolution com este vídeo publicado pela marca no passado dia 29 de setembro. Desde a linha de produção até às mãos do último felizardo:

Não deixes de nos seguir no Instagram e no Twitter