Notícias Irreconhecível. Será o próximo Mitsubishi Evolution um crossover elétrico?

Salão de Tóquio 2017

Irreconhecível. Será o próximo Mitsubishi Evolution um crossover elétrico?

A Mitsubishi levou até ao Salão de Tóquio o e-Evolution. Trata-se de uma reinvenção total do que foi o Evolution até hoje.

Mitsubishi e-Evolution

O nome Evolution regressa à Mitsubishi mas não da forma que estávamos à espera. O concept que carrega o legado do nome Evolution — que se prolongou por 10 gerações e 15 anos —, nem anuncia o regresso da marca nipónica ao WRC, e pouco ou nada tem a ver com a berlina vitaminada que conhecíamos.

A Mitsubishi pegou na denominação mais preciosa da sua história e aplicou-a num novo crossover elétrico de elevadas performances. A marca define-o como um concept para “ilustrar as direções estratégicas da renovada marca MMC (Mitsubishi Motor Corporation) que incorpora as forças dos SUV, veículos elétricos e a capacidade de integrar novos sistemas para uma experiência do cliente em mobilidade conectada”.

Mitsubishi e-Evolution

Apesar da revelação do novo concept, continuamos sem saber muito sobre o e-Evolution. Como já referimos antes, tem três motores elétricos: um no eixo dianteiro e dois atrás. Os dois motores traseiros recebem a denominação Dual Motor AYC (Active Yaw Control), possuem um sistema eletrónico de vetorização de binário — o que deverá garantir toda a eficácia expectável de um Evo.

As baterias estão localizadas entre os eixos para garantir a melhor distribuição de peso possível como um centro de gravidade baixo. Capacidade, autonomia, potência ou performances permanecem desconhecidos.

Evo “inteligente”

O outro destaque tecnológico é o recurso à Inteligência Artificial (IA). Um conjunto de sensores e câmeras permite à IA ler e interpretar o que acontece à frente do carro e perceber quais as intenções do condutor.

Até providencia um programa de treino — a IA consegue avaliar as capacidades do condutor, vindo em seu auxílio, dando-lhe indicações, seja através do painel de instrumentos ou de comandos de voz. O objectivo é melhorar as capacidades do condutor e garantir um superior aproveitamento do potencial de performance da máquina e enriquecimento da experiência de condução.

Chegará à produção?

O Mitsubishi e-Evolution é para já apenas e só um concept. Os rumores apontam para que em 2022-23 surja um novo Evolution. A marca não confirma que o concept revelado em Tóquio antecipe o modelo de produção. A justificação para um novo Evo tardar tanto relaciona-se com a nova fase de existência da marca que passou a integrar a aliança Renault-Nissan, passando a chamar-se, previsivelmente, Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.

Como tal, a prioridade passará por lançar seis novos modelos e atualizar outros cinco até 2020. Faz tudo parte do plano de recuperação da marca para incrementar vendas e faturação, aproveitando as sinergias da aliança. É de esperar um foco em novos SUV e mais modelos eletrificados.

RECORDAR: Assiste à evolução do Mitsubishi Lancer Evolution em apenas 9 minutos