Notícias Trump ameaça UE com tarifas mais altas. Há soluções?

Mercado

Trump ameaça UE com tarifas mais altas. Há soluções?

Donald Trump ameaça impor tarifas de 30% à União Europeia já a 1 de agosto. A indústria automóvel volta a estar no centro das atenções.

MV Tonsberg navio Ro Ro
Bahnfrend, CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons

Donald Trump voltou à carga e ameaça com tarifas de 30% sobre as importaçõe oriundas da União Europeia e do México a partir de 1 de agosto.

O anúncio foi feito em duas cartas através das redes sociais, mas para lá da ameaça, Trump deixou em aberto também uma oportunidade para haver renegociação.

É certo que estes 30% não se aplicam especificamente ao setor automóvel, mas que não haja ilusões: o escalar das tarifas vai afetar a indústria automóvel europeia, que já vive com o fardo de tarifas de 25% (mais os 2,5% da tarifa regular) de importação dos EUA.

Donald Trump
© Facebook Donald Trump Donald Trump, presidente dos EUA, lançou mais um ultimato no que respeita a tarifas.

Em resposta, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que vai prolongar a suspensão das contramedidas — deviam entrar em vigor esta semana — até 1 de agosto, deixando também aberta a porta a renegociações. A preferência da União Europeia continua a ser por uma “solução negociada”.

“Ao mesmo tempo, continuaremos a preparar mais contramedidas para estarmos totalmente preparados”.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia

Tarifas já custam milhares de milhões

Com o anúncio de Trump, a incerteza volta a pairar sobre os construtores europeus — e a indústria de componentes — que exportam para o mercado norte-americano.

A associação alemã da indústria automóvel (VDA) não esconde a preocupação. “É lamentável que exista a ameaça de uma nova escalada do conflito comercial”, afirmou Hildegard Mueller, presidente da associação. “Os custos para as nossas empresas já estão na casa dos milhares de milhões e continuam a aumentar”.

Mas os construtores automóveis europeus mantém a esperança num possível acordo que reduza as tarifas direcionadas ao setor automóvel. Em cima da mesa estão várias soluções, entre as quais um “mecanismo de compensação”, onde o valor das importações dos EUA para a UE seria compensado com exportações de igual valor.

Outra solução passa por uma quota de exportação de veículos, como o que foi acordado entre os EUA e o Reino Unido. Fique a saber em mais detalhe sobre as várias soluções:

É imperativo chegar a acordo. Com a ameaça das novas tarifas de Trump, a competitividade dos fabricantes de automóveis e componentes do bloco europeu — com exceção do Reino Unido —, arrisca-se a ficar ainda mais comprometida naquele que é o segundo maior mercado automóvel do mundo.