Notícias Os motores preferidos dos portugueses no primeiro semestre de 2025

Mercado

Os motores preferidos dos portugueses no primeiro semestre de 2025

O crescimento da oferta de motorizações híbridas, elétricas e PHEV está a transformar o mercado nacional. Os dados da ACAP confirmam a tendência.

Hyundai nova motorização híbrida
© Hyundai Motor Group

A eletrificação do mercado automóvel português continua a ganhar força. No entanto, os 100% elétricos, cuja quota de mercado é animada sobretudo pelas empresas, ainda está longe de dominar. Os números acabam de ser divulgados pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal.

Dito isto, no primeiro semestre de 2025, mais de 50% dos automóveis novos vendidos em Portugal já têm algum tipo de eletrificação mas continuam a ser movidos, sobretudo, a gasolina. Falamos de modelos híbridos, mild-hybrid, e híbridos plug-in.

De acordo com as estatísticas da ACAP, entre janeiro e junho foram vendidos em Portugal 72 407 veículos eletrificados (entre ligeiros e pesados), o que representa um crescimento de 36,2% face ao mesmo período de 2024.

Eletrificados dominam nos ligeiros de passageiros

É no segmento dos ligeiros de passageiros que a eletrificação mais cresce. Nos primeiros seis meses do ano, foram vendidos 70 783 veículos eletrificados, o que representa 58% de todas as unidades matriculadas neste segmento (124 026 no total). Este é um aumento de 36,7% em comparação com o ano passado.

Dentro deste grupo, os híbridos (que não precisam de ser ligados à corrente e inclui os mild-hybrid) foram os mais vendidos. Ao todo, contabilizaram 29 762 unidades vendidas, com um crescimento expressivo de 62,4%. Atualmente, esta tecnologia de motores já representam 23,9% do mercado de ligeiros de passageiros.

Porém, é importante referir que este crescimento poderá estar a ser majorado pelo facto das viaturas mild-hybrid, ou seja, com motores a gasolina que recorrem apenas a um pequeno motor elétrico para reduzir de forma marginal os consumos e emissões, estarem a ser contabilizados juntamente com os «verdadeiros» híbridos (ou full hybrid) que têm verdadeira capacidade para andar parcialmente em modo elétrico.

Logo a seguir surgem os 100% elétricos, que já correspondem a 21,7% das vendas de ligeiros de passageiros em Portugal. Ou seja, em cada cinco carros novos vendidos em Portugal, um é 100% elétrico. Feitas as contas, nos primeiros seis meses do ano, as vendas dos elétricos cresceram 30,2%, com 25 017 unidades comercializadas.

Finalmente os híbridos plug-in, que no início do ano apresentavam sinais de abrandamento, fecharam o semestre «em alta», com um crescimento de 12,6% e 16 004 unidades matriculadas. A sua quota de mercado é atualmente de 12,9%.

Gasóleo cada vez menos relevante

Apesar do avanço dos eletrificados, os modelos com motor a gasolina continuam a ser a tecnologia mais vendida em Portugal entre os ligeiros de passageiros. No primeiro semestre foram matriculadas 35 979 unidades, representando 29% do mercado, menos 3,9% do que em 2024. Uma descida eventualmente motivado pela proliferação de motores mild-hybrid (em susbstituição dos motores convencionais) nos segmentos intermédios.

Já o gasóleo continua em forte declínio. Com apenas 6835 unidades vendidas, os modelos Diesel ficaram-se pelos 5,5% de quota, uma descida acentuada face aos 8,8% do ano passado. Esta queda deve-se, parcialmente, à redução da oferta por parte das marcas.

Marcas preferidas

No universo dos automóveis 100% elétricos, a marca mais escolhida pelos portugueses no primeiro semestre de 2025 foi a Tesla, que, apesar de ter registado uma quebra de 25,3% face ao mesmo período do ano passado, somou 4088 unidades vendidas.

Peugeot 308 de frente
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel O Peugeot 308 é uma das muitas opções híbridas plug-in da marca francesa.

Entre os híbridos convencionais, de acordo com os números da ACAP, a Peugeot lidera com 6336 unidades vendidas, com um crescimento de 1137,5%. Já nos híbridos plug-in, a Mercedes-Benz destaca-se como a marca mais vendida, com 4122 unidades comercializadas entre janeiro e junho deste ano, o que representa uma subida de 4,9%.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208