Notícias Mazda desvenda conceito SKYACTIV – Vehicle Dynamics

Mazda desvenda conceito SKYACTIV – Vehicle Dynamics

O sistema G-Vectoring Control é a primeira tecnologia do conceito SKYACTIV – Vehicle Dynamics que pretende melhorar o comportamento dinâmico dos modelos Mazda.

O sistema G-Vectoring Control (GVC) é a primeira tecnologia do novo conceito SKYACTIV – Vehicle Dynamics da Mazda. Ao fornecer um controlo integrado do motor, da transmissão, do chassis e da carroçaria, o objectivo final do GVC e dos futuros sistemas no âmbito do SKYACTIV – Vehicle Dynamics é aumentar a sensação de Jinba Ittai (uma filosofia que significa “forte sentimento de ligação ao automóvel”) que a Mazda busca em todos os seus modelos.

O conceito G-Vectoring Control recorre ao motor para melhorar o comportamento do chassi, fazendo variar o binário do motor com base nos inputs na direcção, controlando assim de forma mais eficaz as acelerações laterais e longitudinais com vista à otimização da carga vertical em cada roda. Resultado? Melhor tração, mais confiança do condutor e aumento do prazer de condução.

RELACIONADO: Mazda MX-5 Levanto: verão azul… e laranja

Sendo um sistema assente num software, não há qualquer acréscimo em termos de peso, pelo que o sistema está também em linha com o objectivo de redução da grama (peso), amplamente procurado pelos engenheiros da Mazda. O GVC chegará aos modelos comercializados na Europa ainda este ano.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter